40.º New Orleans Jazz & Heritage Festival: Erykah Badu, Mavis Staples e Sharon Jones se destacam na primeira semana

|

No ano em que o New Orleans Jazz & Heritage Festival, um dos maiores eventos musicais do mundo, festeja seu 40º aniversário, as mulheres roubam a cena, em meio à programação recheada de figurões do rock e pop, como Neil Young, Ben Harper, Dave Matthews, Joe Cocker e James Taylor.

Entre as mais de 200 atrações já exibidas nos 12 palcos instalados no hipódromo de New Orleans, cantoras e compositoras de diversos gêneros brilharam durante o primeiro final de semana do eclético festival, que prossegue até dia 3/5.

Última atração do sábado, no disputado palco Congo Square, a divertida Erykah Badu (foto acima) rebolou, provocou a plateia e batucou numa bateria eletrônica. O fato de sua música atual estar mais próxima do hip hop do que do neo-soul que a transformou em estrela da black music, no fim dos anos 90, não a afastou dos antigos fãs. A prova estava no coro que a acompanhou numa psicodélica versão de "On & On", seu primeiro hit.

Antes, na lotada tenda dedicada ao jazz, a ainda pouco conhecida, mas promissora Stephanie Jordan (irmã dos jazzistas Kent e Marlon Jordan, que pertencem a um dos clãs musicais mais importantes da cidade) consagrou-se com um tributo à veterana Lena Horne, acompanhada por uma big band.

Eletrizante como Tina Turner
Já a debochada Sharon Jones jamais pode contar com beleza para ver sua carreira decolar. foi
preciso que Amy Winehouse tomasse "emprestada" sua ótima banda para que a americana começasse a ser apreciada por um público mais amplo. Jones é uma artista eletrizante, como Tina Turner ou Bettye LaVette. Interpreta um irresistível repertório de soul e rhythm'n'blues, fazendo referências a mestres do gênero.

Carisma também não falta à veterana Mavis Staples, que superlotou a Tenda Gospel, na sexta e no domingo. No primeiro show, foi ovacionada por seu arrepiante tributo à matriarca gospel Mahalia Jackson. Mais calcada no rhythm" n'blues e no soul, a segunda aparição da cantora contou com quatro vocalistas, que lembraram com ela sucessos da época dos Staple Singers, como "I'll Take You There" e "Respect Yourself", com uma breve citação de "Respect", o megahit de Aretha Franklin. "Não quero ter problemas com sucessos dos outros", brincou.

Pena que a veterana Etta James, que fechou o programa de domingo, não tenha o mesmo humor. Depois de acusar a cantora Beyoncé de ter se apropriado de seu sucesso "At Last", voltou ao assunto em Nova Orleans: "Ninguém vai roubar essa canção de mim. Ela é minha", disse, com uma amargura desnecessária para uma intérprete tão reconhecida.

(cobertura publicada na “Folha de S. Paulo”, em 29/04/2009; viagem a convite do Bourbon Street Music Club e do festival Bridgestone Music)



0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB