Buenos Aires Jazz: trio do pianista Kenny Werner abre festival portenho

|

                                     O pianista Kenny Werner, no show de ontem / Photo by Carlos Calado

Um belo concerto do pianista norte-americano Kenny Werner marcou a abertura do Festival Internacional Buenos Aires Jazz, ontem, no Teatro Coliseo, no centro da capital argentina. Até o próximo domingo (dia 6/11) esse evento oferece dezenas de atrações dos EUA, da Europa e da Argentina, em quatro teatros e três clubes da cidade.

Ao apresentar seus parceiros à plateia portenha, Werner expressou satisfação por estar voltando a tocar, depois de alguns anos, com o baterista norte-americano Ari Hoenig e o baixista alemão Johannes Weidenmueller. A empatia musical entre os três impressiona, especialmente durante os improvisos.

No repertório, Werner combinou standards do jazz com composições de sua autoria, como a introspectiva “Beauty Secrets”, que em algumas passagens revela sua bagagem erudita. Etérea, a versão da balada “If I Should Loose You” (de Robin e Rainger) veio repleta de silêncios e sons suspensos. Bem lírica também foi a releitura de “In Your Sweet Way” (Dave Brubeck). Mais vibrante, “Peace” (Horace Silver) incluiu um solo de bateria do criativo Hoenig, que excitou a plateia. 


                                                               Kenny Werner Trio / Photo by Carlos Calado

Entre as atrações desta edição do Buenos Aires Jazz destacam-se também o trio do baixista norueguês Arild Andersen, o quarteto do trompetista norte-americano Charles Tolliver, o quarteto do trompetista italiano Paolo Fresu, a baterista norte-americana Marilyn Mazur e o trio do guitarrista francês (de origem vietnamita) Nguyên Lê.

O Brasil também está bem representado no elenco desse festival. O programa de sexta-feira (4/11), no palco do recém-reformado Teatro 25 de Maio, reúne o quinteto do bandolinista e compositor Hamilton de Holanda e o duo formado pela cantora paulista Tatiana Parra com o pianista e compositor argentino Andrés Beeuwsaert, que lançaram o ótimo álbum “Aqui”, neste ano.

Uma das características mais originais do Buenos Aires Jazz, que tem com diretor artístico o pianista Adrián Iaies, é justamente a de exibir parcerias entre músicos estrangeiros e locais, que compõem a série Cruces. Entre os destaques desta edição estão o duo do pianista francês Baptiste Trotignon com o percussionista argentino Minino Garay e o encontro dos italianos Stefano Bagnoli (bateria) e Paolino Dalla Porta (baixo) com os argentinos Ricardo Cavalli (sax) e Guillermo Romero (piano).

Grande parte da programação vespertina de shows é gratuita. Mesmo a série de concertos noturnos de artistas internacionais tem ingressos vendidos a preços bem inferiores a eventos similares no Brasil, variando entre 20 e 60 pesos (de R$ 8,50 a R$ 25). A programação do evento também inclui workshops e mostras de fotografia e cinema.


Outras informações no site do festival: 


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB