Canoas Jazz Mercosul: festival instrumental oferece mais de 30 atrações gratuitas

|

No início deste mês, a cidade de Buenos Aires realizou um original festival de jazz, com dezenas de atrações locais, vários músicos europeus e raros norte-americanos. O Canoas Jazz Mercosul, que estreou na tarde de hoje (21/11), com shows gratuitos na região metropolitana de Porto Alegre (RS), foi mais longe nesse aspecto: sem qualquer jazzista norte-americano, seu elenco reúne conceituados músicos uruguaios, argentinos e chilenos, além de dezenas de instrumentistas e grupos locais.

“Nem cogitamos seriamente trazer músicos norte-americanos a Canoas”, comenta o músico Sérgio Karam, que assina a curadoria do festival com Flávio Adonis e Marcelo Armani, explicando que o termo Mercosul (Mercado Comum do Sul) sintetiza da melhor maneira o conceito artístico desse evento.

Entre mais de 30 atrações musicais, que serão exibidas gratuitamente até domingo (27/11), em cinco estações do Trensurb de Canoas (veja alguns videos abaixo) e em dois palcos instalados no Parque Getúlio Vargas, destacam-se o grupo uruguaio Trio Fattorusso (na foto acima), os
argentinos Mariano Otero e Ernesto Jodos (“um pianista excepcionalmente talentoso”, elogia Karam), na foto abaixo, além do grupo chileno Lakut.

A música instrumental brasileira está muito bem representada pelo genial multi-instrumentista Hermeto Pascoal, pelo violonista Yamandu Costa e outros talentosos músicos locais, como os guitarristas Frank Solari e Daniel Sá, o grupo Quartchêto, o pianista Paulo Dorfman e o sexteto do saxofonista Claudio Sander, entre outros.  

Maior festival de jazz e música instrumental já realizado no Rio Grande do Sul, o Canoas Jazz Mercosul também oferece workshops e audições comentadas. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.canoasjazz.mus.br 



0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB