Yamandu Costa e Dominguinhos: saboroso encontro de gerações da música instrumental

|


Anos atrás, uma parceria como esta pareceria improvável. Como imaginar que o jovem violonista gaúcho Yamandu Costa, conhecido na cena da música instrumental por seus improvisos exuberantes e repletos de notas, poderia se unir ao veterano pernambucano Dominguinhos, mestre da sanfona e discreto herdeiro de Luiz Gonzaga?

O próprio Yamandu relembra, em depoimento incluído neste DVD (lançamento Biscoito Fino), como ficou impressionado ao ouvir um solo sentimental e minimalista do sanfoneiro, evento que contribuiu para a formação da dupla, anos mais tarde.

Gravado no Auditório Ibirapuera, em 2007, este show reúne clássicos de diversos gêneros da música popular brasileira, do baião “Asa Branca” (Gonzaga e Humberto Teixeira) à bossa “Wave” (Tom Jobim), passando por choros (“Doce de Coco”, de Jacob do Bandolim; “Pedacinhos do Céu”, de Waldir Azevedo), valsas e canções sulistas de várias épocas (como a folclórica “Prenda Minha”). O humor de Yamandu e Dominguinhos, exibido entre alguns dos números musicais, só aumenta o prazer do espectador ao saborear este encontro.


(resenha parcialmente publicada no “Guia da Folha – Livros, Discos & Filmes”, em 28/08/2009)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB