Miles Davis: show na Alemanha, em 1987, mostra sua fase mais pop e eletrificada

|

Melhor avisar logo de cara: o DVD "That's What Happened" (lançamento ST2/Eagle Vison) traz um show de Miles Davis (1926-1991), num ginásio de Munique (Alemanha), em 1987, que dificilmente vai agradar a seus fãs mais puristas, que preferem suas fases centradas no jazz acústico, seja o bebop dos anos 40, o cool da década de 50 ou as mesmo experimentações dos anos 60, em vez de suas incursões eletrificadas.

Aqui o trompetista norte-americano aparece num de seus períodos de maior popularidade à frente da banda que destaca o baixo elétrico de Darryl Jones, os saxofones de Kenny Garrett, a guitarra de Foley McCreary e os teclados de Adam Holzman e Bobby Irving. As releituras dos hits “Human Nature” (de Michael Jackson) e “Time After Time” (Cyndi Lauper) aproximaram Miles de um publico mais jovem, que cresceu ouvindo música pop. Outro sucesso do repertório desse show é "Tutu", tema que deu título a um de seus álbuns mais cultuados nesse período.

Comparada ao padrão atual dos DVDs, a qualidade das imagens deixa a desejar. Mesmo assim, a rara entrevista incluída como material extra, na qual Miles questiona o racismo e a atitude conservadora dos críticos, enquanto faz desenhos com canetas coloridas, pode interessar aos fãs de qualquer geração.

(resenha publicada parcialmente no “Guia da Folha – Livros, Discos & Filmes”, em 28/08/2009)


 

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB