"Cadillac Records": trilha sonora traz releituras de Muddy Waters, Etta James e Chuck Berry

|


É compreensível que os criadores de “Cadillac Records”, filme que recupera a história do influente selo norte-americano de blues e rock’n’roll Chess Records, tenham preferido que os sucessos dessa trilha sonora fossem interpretados pelos próprios atores, em vez de dublados. Essa opção trouxe, sem dúvida, mais verossimilhança ao filme.

No entanto, é impossível não fazer comparações ao se ouvir as versões dos clássicos blues “I’m a Man” e “Hoochie Coochie Men” (hits de Muddy Waters, revivido por Jeffrey Wright no filme), das românticas baladas “At Last” e “I’d Rather Go Blind” (sucessos de Etta James, interpretada por Beyoncé) ou dos rocks “Nadine” e “Maybellene” (pérolas de Chuck Berry, recriado por Mos Def), entre outras. Por mais que os intérpretes e arranjadores tenham se esforçado no estúdio, as gravações originais sempre soarão melhores, mais convincentes.

Mesmo assim, quem não se importar com esse detalhe pode se divertir com os dois CDs dessa trilha sonora, lançada pela Sony BMG, que inclui algumas boas surpresas, assinadas pelo veterano bluesman Buddy Guy (em “Forty Days and Forty Nights”), pelo trompetista de jazz Terence Blanchard (“Radio Station”) e pelo cantor Raphael Saadiq, ex-integrante do trio Tony! Toni! Tone! (em Let’s Take a Walk”).

(resenha publicada parcialmente no “Guia da Folha - Livros, Discos & Filmes”, em 28/08/2009) 



 

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB