Nailor Proveta: uma coleção de belezas da música brasileira escritas para o saxofone

|


Quem costuma associar o saxofone apenas ao universo do jazz, vai ter que rever seu ponto de vista depois de ouvir o novo álbum de Nailor Proveta. Em “Brasileiro Saxofone” (lançamento da Acari Records), o multiinstrumentista e compositor paulista alterna os saxofones tenor, alto e soprano para esboçar a trajetória desse instrumento na música brasileira do século XX.

Em parceria com os violonistas Maurício Carrilho e Paulo Aragão, que dividem com ele a direção musical e os arranjos do álbum, Proveta utiliza diversas formações (regional, quinteto de câmara, banda de coreto) para interpretar clássicos do gênero, como os choros “Ternura” (de K-Ximbinho) e “Saxofone, por que Choras?” (Ratinho) ou a valsa “Caminho da Saudade” (Radamés Gnattali). Resgata também pérolas menos conhecidas, como o sincopado samba-choro “Quem É Você?” (Pixinguinha) e “Stanats”, homenagem do maestro Moacir Santos ao saxofonista norte-americano Stan Getz. Uma verdadeira coleção de belezas instrumentais.

Além de Carrilho e Aragão (violões), ao lado dos saxofones de Proveta também aparecem Cristovão Bastos (piano), Rui Alvim (clarinetes), Luciana Rabello (cavaquinho),o quarteto de violões Maogani e o quarteto de cordas Ensemble SP, entre outros. Nem é preciso esperar dezembro, para se saber que este é um dos melhores discos do ano na música popular brasileira.



0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB