Buddy Guy: imprevisível, guitarrista volta a São Paulo com seus blues

|

O guitarrista e cantor Buddy Guy, 72, já se apresentou diversas vezes no Brasil, mas não se esquece da primeira temporada em São Paulo. Esse imprevisível bluesman quebrou a formalidade do antigo 150 Night Club, no hotel Maksoud Plaza, de uma maneira que só se esperaria ver em um show de rock.

“Foi em 1985. Na primeira noite, atravessei a platéia do clube, tocando minha guitarra com um fio bem longo. Achei que iria sair num corredor, mas quando percebi já estava dentro do banheiro feminino, cheio de garotas. Eu me diverti muito”, relembra o músico norte-americano, que toca hoje e amanhã, no HSBC Brasil, em São Paulo.

A atitude irreverente e os improvisos incendiários desse inovador do blues certamente contribuíram para a formação de seu fiel fã-clube. Dele fazem parte até figurões do rock, como o britânico Eric Clapton. Sem falar em Jimi Hendrix (1942-1970), para muitos o melhor guitarrista de todos os tempos, que reconhecia Guy como uma de suas maiores influências.

Ligado originalmente à vertente do blues eletrificado de Chicago, onde iniciou a carreira profissional em 1957, Guy também não esconde sua admiração por outro veterano expoente da guitarra e do blues: B.B. King, 83, com o qual acaba de fazer uma extensa turnê de shows pelos EUA

Discípulo do "rei" do blues

“B.B. King não foi um modelo somente para mim, mas para inúmeros músicos. Acho que todos os guitarristas deveriam gravar em seus instrumentos as iniciais do nome dele, como já fiz em uma de minhas guitarras”, diz, revelando que o mestre não pretende se aposentar tão cedo, como chegou a anunciar anos atrás.

Descontente com o fato de as rádios norte-americanas já não tocarem tanto o blues como faziam no passado, Guy acha que seu gênero musical favorito pode encontrar, na crise que abateu a economia mundial, um cenário favorável para retornar às paradas de sucesso.

“Os negros têm retratado situações difíceis como essa de hoje, em suas músicas, há mais de um século. Já nos acostumamos a cantar e a falar sobre bons e maus tempos, mas a situação de hoje é incrível. Até os ricos estão roubando outros ricos”, comenta o guitarrista, dizendo que pretende abordar esse tema em alguma faixa de seu próximo álbum, que deve sair até o final do ano.

(entrevista publicada na "Folha de S. Paulo", em 26/03/2009)



0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB