DVDs: a riqueza da música brasileira em videos de Hermeto, Wisnik, Tatit e Raul de Souza

|

                                                                   Luiz Tatit, Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski

Um deles aborda o prenunciado fim da canção; outro revê a obra de um músico da primeira geração da bossa nova; o terceiro é totalmente experimental. A diversidade e a riqueza da música brasileira estão bem representadas por recentes DVDs dos compositores Luiz Tatit, Zé Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski, do trombonista Raul de Souza e do multiinstrumentista Hermeto Pascoal.

O título do DVD “O Fim da Canção” (lançamento SESC) tem a ver com a polêmica entrevista de Chico Buarque à "Folha de S. Paulo", em 2004, quando disse que o rap poderia vir a ser “a negação da canção tal como a conhecemos”. Tatit, Wisnik e Nestrovski discutem essa hipótese em entrevistas incluídas nessa edição, mas nenhum argumento soa tão eficaz em defesa da permanência dessa forma musical e poética quanto as próprias canções gravadas pelo trio, em 2011, num show com participação do cantor Celso Sim.


                                                                                             Raul de Souza

“O Universo Musical de Raul de Souza” (lançamento SESC) revive composições e a trajetória desse brilhante trombonista e compositor, que deixou sua marca na bossa nova, no samba-jazz e no jazz-funk. As presenças de grandes instrumentistas, como Altamiro Carrilho (flauta), João Donato (piano) e Hector Costita (sax), reforçam o tom de homenagem ao antigo parceiro, tanto no show como nos depoimentos incluídos nesse DVD como extras.


                                                                                        Hermeto Pascoal
“Brincando de Corpo e Alma” (edição independente) é um projeto que só um artista inquieto e inventivo como Hermeto poderia realizar. Nas 12 performances, ele cria música percutindo diferentes regiões do corpo, rindo, roncando, assobiando, até mesmo friccionando a longa barba. Os recursos de edição permitem que ele utilize sons simultâneos, criando assim surpreendentes texturas sonoras e visuais. Como já disse alguém, Hermeto já não é mais um músico, é a própria música.


(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 24/11/2012)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB