Mário Eugenio: violonista paulistano relê clássicos da música popular brasileira

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Ao convidar o clarinetista Nailor “Proveta” Azevedo e o pianista André Mehmari (dois dos músicos mais versáteis e inventivos na cena atual da música instrumental brasileira) a participarem da faixa que intitula e abre "Contramão" (Tratore), seu quarto álbum, o violonista paulistano Mário Eugênio já indica seu horizonte artístico. De sua autoria, a faixa-título é um choro moderno e intrincado, que alça voos criativos a partir dos diálogos musicais que seu violão desenvolve com os convidados. Nas outras oito faixas, Eugênio exibe técnica e sensibilidade, em releituras instrumentais de clássicos da música brasileira, como a valsa “Rosa” (Pixinguinha), o samba “Incompatibilidade de Gênios” (João Bosco) e “Lugar Comum” (João Donato). Já na versão do samba “Amor até o Fim” (Gilberto Gil), o violonista abre espaço para os bem-vindos vocais da cantora Daisy Cordeiro. Quem disse que a música instrumental deve ser inimiga do canto ou da canção? 

(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 24/11/2012)





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