FIGO 2013: festival mistura jazz, blues e música clássica em Goiânia e Pirenópolis (GO)

|


Jazz, blues, música clássica, soul, funk, música instrumental e manifestações da cultura popular. A primeira edição do Festival Internacional de Música em Goiás começa nesta quarta-feira (14/8) com uma proposta arrojada: cinco dias de shows e concertos, nas cidades de Goiânia e Pirenópolis, que misturam diversos gêneros de música popular e erudita.

Para quem não tem preconceitos musicais e gosta de experimentar novos sons, o Figo 2013 oferece 24 atrações internacionais, nacionais e regionais, com entrada franca. Em Goiânia, as três noites terão como principais destaques: o quarteto franco-suíço de jazz No Square (14/8); a Orquestra Filarmônica de Goiás, regida por Carlos Eduardo Moreno (15/8); e o quinteto do trompetista norte-americano Leroy Jones (na foto acima), que trará como convidada a cantora Topsy Chapman (16/8).

Em Pirenópolis, no sábado (17/8), a noite promete terminar em clima de balada dançante, com a black music da banda norte-americana The Soul Rebels (na foto abaixo). Já no domingo (18/8), quem encerra o festival é a banda carioca Blues Etílicos, expoente do blues em nosso país.


Mas o programa é bem mais amplo e destaca também os choros e sambas do trio do bandolinista Hamilton de Holanda, o instrumental do pianista Wagner Tiso com o guitarrista Victor Biglione e o baixista Bororó, a Orquestra de Sopros e Percussão do Cerrado com o pianista e compositor Gilson Peranzzetta, as fusões instrumentais da banda Bodes e Elefantes, os blues da banda TNY (The Not Yet Famous Blues Band), o grupo de percussão Vida Seca e o metal instrumental do trio Herectic.

A cultura popular também está representada pela Congada da Irmandade 13 de Maio, pela Moda de Viola do Ponto de Cultura de Orizona, pelo Grupo de Sussa da Comunidade Kalunga Vão do Moleque, pelo Grupo Boi do Rosário e pelos Trovadores de Pirineus.


Os shows da banda Soul Rebels, do Leroy Jones Quintet e da cantora Topsy Chapman, todos de New Orleans (EUA), inauguram uma parceria do festival com o paulistano Bourbon Street Music Club, principal casa de jazz, blues e música negra do país.

Aliás, os paulistas também poderão apreciar algumas atrações do Figo 2013, nos próximos dias. Soul Rebels, Leroy Jones e Topsy Chapman vão se apresentar durante a 11ª edição do Bourbon Street Fest, de 18 a 25/8, em São Paulo. Já o quarteto No Square (na foto acima) vai tocar no festival Jazz na Fábrica, no Sesc Pompéia, em São Paulo (16/8) e nos Sescs de Catanduva (15/8) e Bauru (17/8), onde será realizado o Jazz and Blues Festival. 


Mais detalhes sobre a programação no site do Figo 2013.
 

2 comentários:

Pedrita disse...

eu sempre me surpreendo com a programação cultural de goiânia. e sempre ouço dizer que a faculdade de música de goiânia é muito boa. beijos, pedrita

Carlos Calado disse...

Pois é, Pedrita, vou ter a chance de conferir esse festival pessoalmente, no final de semana.

Ah, parabéns pelo seu blog!

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB