11º Bourbon Street Fest: embaixadora de New Orleans, Wanda Rouzan canta em SP

|

Poucos músicos de hoje podem desempenhar com tamanha autoridade e simpatia, como ela, o título de embaixadora cultural de New Orleans (EUA). Em seus shows e discos, a cantora e atriz Wanda Rouzan faz questão de incluir jazz, rhythm & blues, soul e spirituals, gêneros típicos da eclética cena musical de sua cidade.

“Em New Orleans, podemos cantar e tocar todos tipos de música. Não gostamos de ficar confinados a um único gênero ou estilo. Isso ajuda a explicar porque New Orleans e seus músicos são especiais”, diz a cantora, que será uma das atrações da abertura do 11º Bourbon Street Fest, neste domingo (18/8), a partir das 16h, no parque Ibirapuera, com entrada franca.

Influenciada por grandes cantoras do jazz, como Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Dinah Washington, Wanda teve uma formação diferente da maioria de suas conterrâneas. Em vez de aprender a cantar nas igrejas, começou a se apresentar em festas e concursos de calouros aos 5 anos, com duas irmãs mais velhas. Aos13 gravou o primeiro disco.

Outro diferencial em sua bagagem é a formação em arte dramática, que a levou a participar com sucesso de diversos musicais. Na década de 1990 foi premiada ao interpretar o papel de Billie Holiday, cuja vida trágica a faz se lembrar de episódios tristes.


“Hoje essas coisas são diferentes, mas não posso esquecer de que, como Billie, eu também senti a dor da discriminação racial. Lembro que, em alguns lugares em que íamos cantar, éramos obrigadas a entrar pela porta dos fundos”, recorda a intérprete, que também participou da última temporada da série de TV “Tremé” (exibida aqui pelo canal pago HBO), ambientada em Nova Orleans.


Já conhecida pelos frequentadores do Bourbon Street Music Club, onde se apresentou em 1999 e em 2006, Wanda diz ter ótimas lembranças de sua última temporada em São Paulo, quando também participou do Bourbon Street Fest.


“Lembro que havia muita gente, quando cantei nesse mesmo parque. Eu nem conseguia ver onde acabava aquela multidão. Quando cantei ‘Proud Mary’, de Tina Turner, vi pessoas chorando, na plateia. Foi uma apresentação muito especial para mim”, comenta a cantora e atriz.


No programa de hoje, no parque Ibirapuera, também se apresentam o trompetista Leroy Jones, a cantora Topsy Chapman e a banda do instrumentista e cantor Trombone Shorty. Calcado na música de Nova Orleans, o Bourbon Street Fest prossegue com shows no clube homônimo, de terça a sábado. O encerramento também será no Ibirapuera, dia 25 (domingo), com entrada franca. 


(texto publicado na Folha de S. Paulo, na edição de 18/08/2013)


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB