Moksha Trio: música instrumental brasileira com ecos de vanguarda

|

                                                              Lauro Lellis, Gilberto Ferri e Felipe Alvez

Integrante da banda do compositor e cantor Tom Zé há duas décadas, o baterista paulistano Lauro Lellis é o músico mais conhecido do Moksha Trio, que inclui o pianista Gilberto Ferri e o contrabaixista Felipe Alvez. O nome do grupo já antecipa sua concepção musical: em sânscrito, Moksha tem o sentido de soltura, de liberação. 

O repertório de “Introspection” (lançamento independente), álbum de estréia do Moksha Trio, inclui oito composições próprias, sete delas assinadas por Ferri. Temas como “Kronos” e “Introspecção” combinam influências melódico-harmônicas da música erudita contemporânea com a variedade rítmica afro-brasileira, sem dispensar a liberdade dos improvisos jazzísticos. Repleta de dissonâncias, “Fragmentos” (outra de Ferri) é uma sombria peça para piano solo. Já em “Idéias”, Lellis exibe sua técnica, num vibrante solo de bateria. Música instrumental brasileira com ecos de vanguarda.

(resenha publicada no “Guia Folha – Livros, Discos e Filmes”, em 30/9/2011)

1 Comentário:

Anibal Garcia disse...

Muito bom o trabalho do grupo instrumental Moksha, além da influência aparentemente sugerida do austríaco Webern o som possui algo do "third stream", que é sem dúvida uma corrente pouco reconhecida/entendida aqui no Brasil.

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB