Ivo Perelman: o free jazz descobre a rítmica brasileira, em "Ibeji Sessions"

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Caso raro no universo do jazz de vanguarda, o saxofonista paulistano Ivo Perelman desenvolveu ao longo de duas décadas, nos EUA, uma obra extensa (já lançou 32 álbuns próprios), na qual a alta intensidade sonora e a cacofonia características desse estilo convivem com algumas doses de lirismo.

O CD duplo “The Complete Ibeji Sessions” (lançado no Brasil pelo selo Editio Princeps) reúne seus álbuns “Soccer Land” (1994) e “Tapeba Songs” (1995). Nessa fase, Perelman ainda tentava encontrar uma síntese entre a linguagem do free jazz (a influência de Albert Ayler é evidente na sonoridade rouca de seu sax tenor) e a rítmica brasileira, improvisando sobre sambas, baiões, cantigas de roda e outras manifestações de nosso folclore. Zé Eduardo Nazário (bateria e percussão), Lelo Nazário (teclados) e Paulo Bellinati (violão) estão entre os convidados que participaram dessas gravações.

(resenha publicada no “Guia da Folha – Livros, Discos & Filmes”, em 29/05/2009)



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