Dionne Warwick e Gal Costa: o esboço de um show em duo

|

O projeto de um show em duo já existe há mais de uma década, mas as carreiras de ambas o impediram de acontecer. Ainda não foi desta vez, mas, ao convidar Gal Costa para fazer uma participação especial em sua turnê por quatro capitais do país, a cantora Dionne Warwick, 68, esboça a parceria.

“Gal tem uma voz maravilhosa. Canta de uma maneira doce e simples, fácil de ouvir”, diz a norte-americana, lembrando que, mesmo depois de conhecer algumas gravações da brasileira, ficou impressionada ao ouvi-la pela primeira vez, ao vivo, em um concerto de Tom Jobim, em Los Angeles (EUA), no final dos anos 1980.

Reconhecida como a maior intérprete das canções de Burt Bacharach e Hal David, Warwick emplacou dezenas de sucessos nas paradas internacionais ao longo da década de 1960, como “Alfie”, “I’ll Never Fall in Love Again” e “The Girl’s in Love With You”, entre outras assinadas pela dupla.

Fã da música brasileira, já chegou a morar no Rio, na década passada. Em 1994, gravou o CD “Aquarela do Brasil”, que destaca canções de Ary Barroso e Tom Jobim. Em 2007, contou com Jorge Ben Jor, Ivan Lins, Milton Nascimento e Gilberto Gil, no show “Dionne Warwick & Amigos”, cuja gravação rendeu material para um DVD, que deve chegar ao mercado até o final do ano.

Como Gal não pôde participar daquele show, Warwick ainda planeja incluir no DVD algum dos números que vai fazer com ela nesta turnê. Mas não adianta perguntar o que vão cantar juntas, nem mesmo qual é o repertório deste show.

“Prefiro que seja surpresa”, diz a norte-americana, esquivando-se. Obviamente, não vão faltar canções de Burt Bacharach, certo? “Sim, vou cantar algumas”, confirma, rindo. Gal respeita a vontade da amiga e mantém o mistério, mas revela que entre as três canções que vai interpretar, na companhia do pianista Cristovão Bastos, há pelo menos uma de Tom Jobim.

Já quando se pergunta a miss Warwick (atual embaixadora de alimentos e agricultura mundial da ONU) o que a desagrada no Brasil, ela vai direto ao ponto. “A pobreza e a desigualdade social, mas esse não é um problema só do Brasil. Isso existe em quase o mundo todo”, afirma a cantora norte-americana.


(publicada na "Folha de S. Paulo", em 9/05/2009)


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB