Incognito: banda inglesa abre o Bourbon Festival Paraty com fusões de funk e jazz

|


                                      Líder do Incognito, Bluey observa a vocalista Vanessa Haynes, no Bourbon Street

Guitarrista, compositor, produtor, arranjador, vocalista, baixista. São vários os talentos de Jean-Paul “Bluey” Maunick, o criador e líder da banda britânica Incognito, que vai exibir suas dançantes fusões de funk, soul e jazz, na noite de abertura do 5º Bourbon Festival Paraty – desta sexta (24/5) a domingo (26/5), na cidade de Paraty (RJ), ao ar livre e com entrada franca. 

Falando à "Folha de S. Paulo", por telefone, de Londres, Bluey lembrou que em sua única visita ao país, em 1996, quando se apresentou com a Incognito no Free Jazz Festival, estava tão excitado que chegou a dormir uma noite na praia, no Rio de Janeiro.

“As pessoas disseram que eu não deveria fazer aquilo, mas estar no Brasil pela primeira vez era algo muito especial para mim. Infelizmente, naquela viagem não tive tempo para conhecer músicos brasileiros. Mais tarde fiz amizades sólidas com Ed Motta e Alex Malheiros (do grupo Azymuth)”, comenta.

Para os dois shows que fará desta vez Bluey preparou uma espécie de retrospectiva musical das três décadas de sua banda. “Vamos misturar um pouco de tudo que tocamos desde o final da década de 1970. E também algumas surpresas, coisas que as pessoas não esperam que podemos tocar”.


Na quinta-feira, quando se apresentou no Bourbon Street Music Club, em São Paulo, Bluey cumpriu a promessa: surpreendeu a plateia tocando uma versão do clássico funk "Pick Up the Pieces", da banda escocesa Average White Band, lembrou um sucesso da banda carioca Black Rio e ainda chamou o cantor Ed Motta para uma canja.

A rara longevidade da Incognito – numa cena em que tantos artistas e bandas descartáveis surgem tão rapidamente quanto desaparecem – tem a ver, na opinião de Bluey, com suas próprias origens e escolhas musicais.


“Temos a sorte de fazer música que tem história. Quando se abraça uma tradição musical tão rica, que inclui o blues, o jazz, o soul, o funk, ou o que mais saiu dela, como a ‘disco’, a house ou o ‘neo soul’, você pode passar toda sua vida tocando essa música, sem precisar ficar correndo atrás de um novo sucesso. Nossa música não se prende só a uma determinada época”, reflete.

Shows gratuitos

Com 18 atrações musicais, dois palcos e shows itinerantes pelas ruas da cidade, o 5º Bourbon Festival Paraty começa com shows gratuitos do trombonista Raul de Souza e das bandas Incognito e Serial Funkers, com participação de Ed Motta.

Neste sábado, no palco principal, apresentam-se a cantora Céu, o influente baixista norte-americano Stanley Clarke (na foto acima) e a banda Big Sam’s Funky Nation, de Nova Orleans. Também oriunda dessa cidade norte-americana, a veterana cantora Germaine Bazzle vai se apresentar com a The Players New Orleans Jazz Band, no domingo, seguida pelo bandolinista Hamilton de Holanda e pela cantora Mart’nália.

Outros destaques no elenco do evento são o violonista Carlos Barbosa Lima, o cantor e gaitista Paulo Meyer, o projeto Tuto Ferraz Funky Jazz Machine, o gaitista Jefferson Gonçalves e o guitarrista Big Joe Manfra.


(texto publicado parcialmente na versão online da "Folha de S. Paulo")


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB