Savassi Festival 2015: evento agita Belo Horizonte com muita música instrumental e jazz

|

João Bosco, o violonista, cantor e expoente da MPB, em um raro show jazzístico. A estreia mundial de um concerto do brilhante pianista e compositor André Mehmari, com a Sinfônica de Minas Gerais. Nivaldo Ornelas, mestre dos sopros, improvisando com a Jazz Mineiro Orquestra. O encontro de Gilson Peranzzetta com Cliff Korman, dois conceituados pianistas. Sem falar em apresentações de vários instrumentistas de projeção internacional, como o pianista argentino Guillermo Klein, o guitarrista norte-americano Mike Moreno, o baixista dinamarquês Jasper Høiby ou o pianista israelense Alon Nechushtan.

Esses são alguns destaques da 13ª edição do Savassi Festival, um dos maiores eventos do país dedicados ao jazz e à música instrumental contemporânea, que começa neste sábado (4/7), em Belo Horizonte. Mais de 60 atrações musicais vão ocupar teatros, casas noturnas, cafés, bares e praças da capital mineira até 12/7 (domingo). Grande parte dos ingressos para os concertos e atividades é gratuita.

Também se destacam, entre as atrações do evento, músicos e grupos de expressão na cena da música instrumental mineira, como o Uakti, a Orquestra Ouro Preto, a Big Band Palácio das Artes, o compositor e percussionista Antônio Loureiro, o baixista e guitarrista Frederico Heliodoro, o bandolinista Marcos Frederico e os pianistas Marcelo Magalhães, Bernardo Rodrigues e Igor Neves, entre outros.   


A programação deste ano será dividida em quatro eixos: Jazz no Teatro, com concertos em teatros e palcos consagrados de Belo Horizonte; Jazz Clube, com shows em casas noturnas e cafés; Jazz na Rua, com apresentações em praças e outros espaços públicos da cidade; Jazz Remixed, com DJs fazendo remixes de gravações de jazz ou tocando discos clássicos do gênero.   
Entre novos espaços e formatos, nessa extensa programação musical, até as crianças serão contempladas, na tarde de encerramento do Savassi Festival, em palco instalado na praça Floriano Peixoto. O programa criado especialmente para o público infantil destaca André Mehmari (na foto ao lado), tocando o repertório de seu disco “MPBaby: Clube da Esquina”. Em seguida, o saxofonista Nivaldo Ornelas e o pianista Cliff Korman apresentam o show “Isto É Jazz! Thelonious Monk Para os Pequenos”. Duas atrações que certamente serão disputadas até por adultos sem crianças em casa.

A programação completa está no site do festival: www.savassifestival.com.br




0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB