Anita O'Day: uma cantora moderna, arrojada e elegante mesmo 50 anos depois

|


Não é fácil acreditar que a sensacional apresentação de Anita O’Day, no Festival de Jazz de Newport (veja o vídeo abaixo), tenha acontecido há mais de 50 anos! Sua elegância, seu estilo vocal e seus improvisos arrojados são capazes, ainda hoje, de envergonhar pretensas cantoras de jazz que ficam posando, algumas até desafinando, por aí...

Deixo aqui um trecho do pequeno livro que escrevi sobre a obra e a turbulenta vida de Anita para a “Coleção Folha Grandes Vozes”, já disponível em bancas de revistas e jornais de quase todo o país. Essa edição inclui um CD com 18 faixas, que sintetizam bem a arte dessa grande intérprete da canção norte-americana e do jazz moderno.

"Qualquer um que ouça e veja Anita O’Day, cantando em ‘Jazz on a Summer’s Day’, o cultuado documentário de Bert Stern, dificilmente resiste a seu charme musical. Flagrada em sua excitante apresentação no Newport Jazz Festival, em uma tarde do verão de 1958, sua imagem tornou-se um ícone eterno da modernidade e da elegância desse gênero musical.

Sem saber que estava sendo filmada, com um sorriso contagiante, vestido preto e um grande chapéu com plumas e luvas brancas, Anita exibiu todo seu suingue e inventividade, ao recriar com improvisos vocais as canções ‘Sweet Georgia Brown’ e ‘Tea For Two’. Graças à repercussão do documentário de Stern, ela conquistou enfim o reconhecimento internacional que merecia, depois de uma conturbada trajetória profissional de duas décadas. Diferentemente de algumas de suas colegas, apesar das dificuldades financeiras e pessoais, ela jamais desistiu de sua paixão pelo jazz".


Mais informações sobre a “Coleção Folha Grandes Vozes”: http://vozes.folha.com.br/



1 Comentário:

lindo0107 disse...

Inveja. Daquelas de esverdear. Nunca mais, ela e Ella vão passar arreadas na minha frente. Deus, se existe, não é justo.

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB