Quem poderia imaginar que, meio século após sua eclosão como uma variante instrumental da bossa nova, o samba-jazz voltaria a ser cultivado por novas gerações de músicos e apreciadores? No quarto volume da série “Speed Samba Jazz” (lançamento do selo Delira), o trio do pianista paulista Hamleto Stamato, com o baixista Ney Conceição e o baterista Erivelton Silva, segue a linha dos álbuns anteriores, combinando releituras de clássicos da bossa nova e da canção norte-americana.
Ao ouvir a agitada versão de “Softly as in a Morning Sunrise” (de Romberg e Hammerstein), quem não conhece essa canção, já recriada no passado por diversos jazzistas, pode até pensar que ela tenha nascido com batida de samba. Já as releituras de “Seascape” (Johnny Mandel) e “The Look of Love” (Burt Bacharach) são tingidas por Stamato com a típica melancolia do samba-canção. Entre as composições próprias do pianista, “Na Lapa” revive o sabor característico dos jazzificados sambas da década de 1960.
Hamleto Stamato Trio: o carisma do samba-jazz em novo CD do pianista paulista
Marcadores: Brazil, burt bacharach, erivelton silva, hamleto stamato, instrumental, johnny mandel, ney conceição, samba-jazz | author: Carlos Calado(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 25/11/2011)
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário