9º Bourbon Street Fest: uma multidão para se divertir aos sons de New Orleans

|

                                                                                          Photos by Carlos Calado
A tranquila Rua dos Chanés, em Moema, na zona sul de São Paulo, voltou a ser uma festiva New Orleans por um dia. Uma multidão participou, no último domingo, dos shows de encerramento do 9º Bourbon Street Fest. Difícil calcular quantas pessoas estavam ali, já que não só a rua, mas também suas transversais, ficaram abarrotadas de gente. Como acompanho esse festival desde o primeiro ano, posso dizer com segurança que essa foi sua edição mais concorrida. 

 
Os shows começaram com o sol ainda iluminando com intensidade o palco instalado ao lado do Bourbon Street Music Club. O sexteto do trombonista Delfeayo Marsalis (na foto acima), que também destaca o experiente pianista Victor Atkins, fez uma excitante exibição de jazz moderno. O clímax do show foi a frenética versão de "Pontius Pilates' Decision"
(de Marsalis), com um solo quase “free” do sax tenor Mark Shim. 


O acordeonista e cantor Nathan e sua banda The Zydeco Cha Chas entraram em seguida, provando que a plateia paulistana já assimilou e curte bastante o zydeco, gênero dançante típico da Louisiana, que possui certa semelhança com o nosso forró. Como outros artistas atuais do zydeco, Nathan tem um repertório eclético, que mistura o clássico gospel “Amazing Grace” com o hit soul “Fa-Fa-Fa-Fa-Fa (Sad Song)”, de Otis Redding.

 

Última atração do programa, a Dirty Dozen Brass Band (na foto acima) animou mais ainda a plateia com seus irresistíveis funks ao estilo de New Orleans. O palco mal tinha espaço suficiente para as “canjas” dos músicos de Nathan e Delfeayo Marsalis com a banda. Até alguns lencinhos brancos, típicos dos desfiles das bandas de rua de New Orleans, foram vistos na plateia, quando a Dirty Dozen e seus convidados tocaram o tradicional hino “When the Saints Go Marchin’ In”. 


 
Edgard Radesca, diretor artístico do Bourbon Street Fest, revelou a este blog que já está pensando em alternativas para ampliar o palco da Rua dos Chanés, permitindo assim que mais gente possa participar da comemoração de 10 anos do evento, no próximo ano. Quem esteve lá, no último domingo, certamente vai querer voltar em 2012. 





 

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB