Alligator Records: conceituado selo de blues volta a ser distribuído no Brasil

|


No ano em que festeja o 40º aniversário, a Alligator Records, conceituada gravadora de blues, retorna ao mercado brasileiro após um hiato de quase uma década. Graças à parceria com o selo carioca Delira Música, dez álbuns de seu catálogo já estão disponíveis por aqui.

Baseada em Chicago (EUA), a Alligator é dirigida até hoje por seu fundador, o produtor Bruce Iglauer, entusiasta do blues que distribuía seus primeiros discos com uma caminhonete. "Sou uma espécie de pastor que tenta converter todos à minha religião", disse ele a este repórter, em 1994, quando esteve pela primeira vez em São Paulo, acompanhando a cantora Koko Taylor (1928-2009).

Dona de um vozeirão potente, bem ao estilo do blues clássico de Chicago, Koko está representada no pacote por “Old School” (2007), álbum premiado com o Grammy. Também é homenageada pelo gaitista James Cotton, outro ícone do gênero, que incluiu seu “Blues for Koko” no repertório do CD “Giant” (2010).

Centrado em álbuns inéditos no Brasil, gravados na última década, o pacote mostra também a diversidade do catálogo Alligator. Um exemplo precioso é “Have a Little Faith” (2004), da veterana Mavis Staples, que interpreta com a voz rascante uma emotiva coleção de canções entre o rhythm & blues, o soul e o gospel. Carismática também é Janiva Magness, revelação do R&B, que esbanja talento e garra, em “What Love Will Do” (2008).

O rhythm & blues e o soul estão presentes também, em doses generosas, tanto no dançante repertório do californiano Tommy Castro (“Hard Believer”, 2009), como no saboroso “State of Grace” (2008), do trio The Holmes Brothers, que mistura material próprio e releituras de canções de John Fogerty, Hank Williams e Lyle Lovett.

A diversidade se amplia nos CDs restantes. Quem acha que o sanfoneiro Buckwheat Zydeco limita-se ao gênero típico da Louisiana, que usa como nome artístico, vai se surpreender ao ouvir “Lay Your Burden Down” (2009). Mais inusitado é o álbum do gaitista Corky Siegel, que faz “blues de câmara” com um quarteto de cordas e percussão. Já o também gaitista Rick Estrin está mais próximo do jump blues e do rockabilly dos anos 1950.

O pacote inclui ainda a reedição de um dos best-sellers da Alligator: “Showdown!” (1985), que registra o radiante encontro dos guitarristas Albert Collins, Robert Cray e Johnny Copeland. Um álbum essencial na discoteca de qualquer fã do blues moderno.

(texto publicado no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 29/07/2011)


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB