Foi-se o tempo em que o jazz era um gênero musical essencialmente norte-americano. Hoje, o processo de globalização dessa vertente artística pode ser verificado em qualquer canto do mundo, em diversos países.
Um dos expoentes internacionais dessa música improvisada a partir de ritmos e gêneros locais é o contrabaixista, compositor e arranjador israelense Avishai Cohen. Em “Seven Seas” (Blue Note/EMI), ele amplia mais ainda o hibridismo que já caracterizava seus álbuns anteriores, misturando melodias folclóricas de origem judaica, vocais em iídiche, referências da música clássica européia e percussão de ascendência mediterrânea e afro-cubana.
Belas composições de Cohen, como a lírica “Halah” ou a encantatória “Ani Aff”, comprovam que, na última década, o formato da canção voltou a se consolidar como veículo para os jazzistas que buscam um vínculo mais efetivo com o público, sem precisar abrir mão da improvisação.
(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em24/6/2011)
Avishai Cohen: hibridismos musicais no CD de um expoente do jazz globalizado
Marcadores: avishai cohen, blue note, iídiche, jazz, seven seas | author: Carlos CaladoPosts Relacionados:
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