Alguns vão tachar de heresia este CD com 12 sucessos de Carmen Miranda, lançados originalmente na década de 1930. Com a intenção de acrescentar detalhes aos arranjos dessas gravações, que a precária tecnologia da época era incapaz de captar, o produtor e músico Henrique Cazes tomou a liberdade de mixar aos vocais da cantora uma nova base de violões e cavaquinho, além de sopros e percussão.
Pode-se discutir o direito de alguém interferir na obra gravada de outro artista. Porém, quem se der ao trabalho de ouvir o CD "Carmen Miranda Hoje" (lançamento Biscoito Fino) antes de criticá-lo, tem que admitir que as interpretações de Carmen, em faixas como “Adeus Batucada”, “Uva de Caminhão” ou “E o Mundo Não se Acabou”, entre outras, soam realçadas graças à meticulosa intervenção de Cazes, um sério e apaixonado estudioso da música brasileira daquela época.
Boa sacada também a de incluir no disco, em vídeo, depoimentos de Ruy Castro, biógrafo da cantora, e do próprio Cazes, que justifica sua iniciativa com reveladores exemplos sonoros.
(resenha publicada no "Guia da Folha - Livros, Discos e Filmes", em 30/7/2010)
"Carmen Miranda Hoje": Henrique Cazes atualiza arranjos de sucessos da cantora
Marcadores: carmen miranda, henrique cazes, samba | author: Carlos CaladoPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário