50 anos de "Kind of Blue": edição comemorativa também sai no Brasil

|

Já disponível no mercado norte-americano pelo selo Columbia/Legacy, a edição comemorativa do 50º aniversário do álbum “Kind of Blue”, de Miles Davis, vem numa caixa em formato de LP. Traz dois CDs, incluindo gravações inéditas e raras, uma versão do álbum em vinil de 180 gramas, um DVD com registros visuais da época da gravação e um livreto de 60 páginas.

Essa edição comemorativa deve chegar às lojas brasileiras
pela Sony-BMG, no final deste mês, no mesmo formato da edição norte-americana, mas sem a versão em vinil (o preço da caixa ainda não está definido).

Autor do saboroso livro “Kind of Blue: a História da Obra-prima de Miles Davis” (lançado aqui pela editora Barracuda), o jornalista e produtor musical Ashley Kahn afirma que o sucesso desse álbum, capaz de atrair até fãs do rock e do pop, pode ser explicado por sua “acessibilidade”.

“‘Kind of Blue’ permitiu que qualquer pessoa pudesse entrar pela porta do jazz, sem precisar conhecer previamente esse gênero musical. ‘Então isso é jazz?’, foi a pergunta que muitos desses ouvintes fizeram depois de perceber que também poderiam ter acesso fácil a essa música”, comenta o escritor norte-americano.

Relaxamento
Calcadas em longos e relaxados improvisos que privilegiam as melodias, em vez dos ritmos frenéticos e das harmonias complexas que marcaram o jazz dos anos 50, as cinco faixas de “Kind of Blue” são exemplares da iniciativa de Miles Davis no sentido de recuperar parte da simplicidade que o jazz perdeu durante a década de 40, com o advento do bebop, estilo que inaugurou a fase moderna do jazz.

Kahn destaca também a especial combinação de estilos pessoais no sexteto de Davis. “Ninguém soava como John Coltrane, Cannonball Adderley, Bill Evans, Paul Chambers, Jimmy Cobb e, claro, Miles Davis. Todos eram únicos em seus respectivos instrumentos. Além disso, seus estilos pessoais traziam um traço profundo de emotividade. Mesmo um fã de heavy metal ou de hip-hop pode sentir essa emoção”.

Não há dados muito precisos sobre a vendagem de “Kind of Blue”. Segundo a Nielsen SoundScan, empresa que só começou a aferir esses números a partir de 1991, mais de 3 milhões de cópias já foram vendidas nos Estados Unidos, além da estimativa de pelo menos outro milhão de cópias vendidas no resto do mundo.

Nenhum outro disco de jazz se aproxima desses números até hoje. E as vendas impulsionadas pelos festejos do 50º aniversário do álbum, durante este ano, só devem aumentar essa liderança entre os discos do gênero.

(publicado parcialmente na “Folha de S. Paulo”, em 7/01/2009)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB