New Orleans Jazz Fest 2014: evento homenageia um Brasil exótico e defasado

|

No palco maior, festejado por mais de 50 mil fãs espremidos na plateia, estava o guitarrista britânico Eric Clapton, que já foi chamado de deus. Na tenda de blues, aplaudido por cerca de 2 mil admiradores, o lendário cantor e compositor Sixto Rodriguez desfrutava a inusitada sensação de ser descoberto pelo público quatro décadas depois de uma carreira obscura.

Mesmo que isso não tenha sido intencional, o primeiro final de semana do 45º New Orleans Jazz & Heritage Festival terminou, anteontem, com uma antítese reveladora da competitiva cultura norte-americana. Clapton é o típico vencedor, grande instrumentista e bluesman que virou popstar, uma unanimidade. “Outsider” de um sistema que tentou enfrentar com suas canções folk, Rodriguez encarnou durante décadas a figura do perdedor.
Homenageado deste ano pelo festival, o Brasil ganhou até uma tenda para apresentações diárias, que inclui shows e mostras de culinária regional e artesanato. Pena que as atrações selecionadas, como um grupo baiano de capoeira, um afoxé pernambucano ou uma banda de forró com brasileiros radicados em Nova York, só reforçaram a velha imagem externa de um país exótico e festivo, mas defasado em relação ao cenário internacional.

Em mais uma edição marcada pela ênfase em popstars, como Clapton, Santana, Robert Plant, Public Enemy e Phish, que fecharam os programas dos palcos maiores neste final de semana, o New Orleans Jazz Fest tem alcançado o objetivo de ampliar suas plateias ano a ano. Por outro lado, corre o risco de se descaracterizar.

Bastava ver os espaços vazios nas plateias dos shows de vários artistas locais, forçados a concorrer com esses astros e bandas pop, nos mesmos horários. A questão agora é saber quanto o Jazz Fest pretende crescer, sem pagar o preço de se tornar um festival pop, como tantos outros. Uma cidade com uma cena musical tão rica e original, como Nova Orleans, não merece isso.

(Texto publicado originalmente na edição online da "Folha de S. Paulo", em 28.4.2014)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB