Nublu Jazz Festival: evento traz Dom Salvador e Sun Ra Arkestra outra vez a São Paulo

|

Duas cultuadas atrações da cena do jazz e da música negra contemporânea voltam a se apresentar em São Paulo. Com shows de 9 a 11 de fevereiro, na Choperia do Sesc Pompéia, a segunda edição do Nublu Jazz Festival destaca o lendário pianista e compositor paulista Dom Salvador (foto ao lado), que vive nos EUA desde a década de 70, e a vanguardista big band norte-americana Sun Ra Arkestra (foto abaixo).
 

Criado pelo clube nova-iorquino Nublu, esse festival reúne um elenco diversificado, que também inclui artistas brasileiros. Na noite de abertura (9/2) apresentam-se a banda nova-iorquina de trip-hop Wax Poetic e o trio paulistano Marginals, além do MC Rodrigo Brandão e da cantora Tulipa Ruiz.
 
A segunda noite (10/2) tem como atração principal Dom Salvador, que promete reeditar o grupo carioca Abolição, pioneiro na história da black music brasileira. Quem abre o programa é a norte-americana N’Dea Davenport, que ficou conhecida na década de 1990 como vocalista da banda inglesa de acid jazz Brand New Heavies.
 

A última noite (11/2) é dedicada aos improvisos e ao free jazz futurista da Sun Ra Arkestra, que após a morte de seu criador, o tecladista e compositor Sun Ra (1914-1993), tem sido dirigida pelo saxofonista Marshall Allen.
 

Os preços dos ingressos vão de R$ 32 (inteira) a R$ 8 (matriculados no SESC e dependentes). Vale lembrar que, para eventos como esse, os ingressos costumam se esgotar rapidamente. Outras informações no portal do SESC SP.

Deixo aqui os links para entrevistas que fiz com Dom Salvador e Marshall Allen, por ocasião de suas apresentações no saudoso Chivas Jazz Festival, publicadas na "Folha de S. Paulo". Confira também trechos desses shows nos videos abaixo.

Dom Salvador tocou em São Paulo e no Rio de Janeiro, em 2003, depois de um hiato de três décadas sem se apresentar no Brasil:
"Pioneiro do samba-soul, Dom Salvador volta ao país para homenagem"

Já dirigida por Marshall Allen, a Sun Ra Orchestra esteve no Brasil pela primeira vez em 2004, para a quinta edição do Chivas Jazz:
"Sun Ra Arkestra aterrissa em São Paulo"








0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB