Paula Morelenbaum e João Donato: uma voz doce para 12 canções sedutoras
Marcadores: beto villares, bossa nova, bossacucanova, donatinho, Jaques Morelenbaum, joão donato, leo gandelman, paula morelenbaum, samba | author: Carlos CaladoQuem acompanha a carreira de Paula Morelenbaum já deve ter notado a coerência de seu repertório. Depois de cantar por uma década com Tom Jobim, de interpretar canções de Vinicius de Moraes e sambas do período pré-bossa nova, ela chega a João Donato com a maior propriedade. Para produzir e gravar o álbum “Água” (lançamento Biscoito Fino), escolheu 12 canções desse original pioneiro da bossa, que também a acompanha ao piano e nos vocais.
Além da voz doce e das interpretações sensíveis de Paula, logo chama atenção a riqueza e a diversidade dos arranjos de Jaques Morelenbaum (“Flor de Maracujá”), Donatinho (“Café com Pão”), Marcos “Kusca” Cunha (“A Rã”), Leo Gandelman e Alex Moreira (“Lugar Comum”), Beto Villares (“Ahiê”) ou BossaCucaNova (“E Muito Mais”), que combinam instrumentação acústica e eletrônica.
A cantora ainda se deu ao luxo de resgatar a dançante “Entre Amigos”, obscura parceria de Donato com o percussionista cubano Mongo Santamaria, que agora recebeu versos em português e espanhol. Um disco tão sedutor quanto a voz de Paula ou as melodias de Donato.
(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 29/10/2010)
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Prezado Carlos,
Quanta surpresa encontrar meu blog Jazzseen entre suas sugestões de sites. Muito obrigado!
Possuo seus excelentes livros publicados pela Perspectiva, O jazz como espetáculo e Jazz ao vivo. Desde a década de 1990 acompanho seu trabalho, sobretudo no que diz respeito ao jazz, meu estilo predileto de música popular.
Tomei a liberdade de colocar seu site entre os links da seção 'Amigos' de meu blog. Caso haja algum inconveniente, entre em contato com johnlestervix@hotmail.com
Parabéns pelo site, que eu já conhecia.
Grande abraço, JL.
Caro John,
Por que essa surpresa? Seu blog é ótimo e você sabe disso, não?
Bom saber que você já leu algumas coisas que escrevi sobre o jazz. E obrigado por incluir meu blog entre suas sugestões.
Abração,
CC
Postar um comentário