Depois de integrar por 12 anos o grupo de Hermeto Pascoal, seu mentor musical, o multi-instrumentista de sopros e compositor Carlos Malta vem desenvolvendo desde 1993 uma bem sucedida carreira de solista. Em “Tudo Azul” (lançamento independente), seu décimo álbum, ele adota o formato do quarteto, já clássico no universo do jazz, sem abrir mão de sonoridades e ritmos mais típicos da música popular brasileira, como a bossa nova, o baião e o partido alto.
Com o apoio seguro de Daniel Grajew (piano), Guy Sasso (baixo acústico) e Richard Montano (bateria), Malta improvisa sobre composições próprias e de seus parceiros, alargando as sonoridades do grupo ao se desdobrar nos saxofones soprano e barítono, no clarone e em várias flautas. O álbum conta também com participações eventuais das vocalistas Misty e Lorena Lobato (nas jazzísticas “Soul Sin/Sou Sim” e “Pat”) e de outros instrumentistas. Música improvisada de alta qualidade, que pode ser conferida no clipe abaixo.
(texto publicado originalmente no "Guia da Folha de Livros, Discos e Filmes", em 24/9/2010)
Carlos Malta Quarteto: entre o jazz e a diversidade da música popular brasileira
Marcadores: baião, bossa nova, Carlos Malta, hermeto pascoal, jazz, música instrumental, samba | author: Carlos CaladoPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário