Louis Prima: jazzista que não se levava a sério recebe homenagens em New Orleans

|


Embora ele fosse um talentoso cantor e trompetista, seguidor do mestre e pioneiro do jazz Louis Armstrong, os críticos desse gênero musical jamais o valorizaram, talvez porque o próprio Louis Prima (1910-1978) não se levava muito a sério. Tente assistir a alguma de suas performances musicais selecionadas abaixo, sem dar ao menos um sorriso (se isso acontecer, procure um médico com urgência).

Prima formou sua concepção musical durante a hegemonia do swing, na década de 1930, quando o jazz ainda era encarado simplesmente como música para dançar e se divertir. Foi um showman brilhante, que sabia como poucos conquistar uma platéia. Descendente de italianos da Sicília que emigraram para os Estados Unidos, ele nasceu na efervescente New Orleans, no Estado da Louisiana. Fiel ao espírito de caldeirão cultural que identifica essa cidade, sua música era uma divertida e energética mistura de jazz tradicional, jump blues, boogie-woogie, rhythm & blues e tarantelas italianas.

Veja o que Prima e a cantora Keely Smith (sua quarta esposa e parceira musical durante a década de 50, auge de sua carreira) cometem nesta hilariante versão da clássica "I've Got You Under My Skin", de Cole Porter. Quem poderia imaginar esse cultuado standard do jazz com uma levada que lembra a introdução de "Aquarela do Brasil" em ritmo acelerado? 

 

Veja agora um dos grandes sucessos de Prima, "Just a Gigolo", vibrante jump blues que na década de 1980 foi regravada com sucesso pelo roqueiro David Lee Roth. Além da debochada Keely Smith, que costumava fazer caretas de tédio no fundo do palco enquanto o maridão se exibia cantando e dançando, destaca-se também o naipe de sopros comandado pelo lendário saxofonista Sam Butera, que morreu em 2009.


 
Neste ano em que se comemora o centenário de nascimento de Louis Prima, sua irreverência musical e sua verve humorística serão homenageadas em sua terra natal durante a 41ª edição do New Orleans Jazz & Heritage Festival, de 23 de abril a 2 de maio. A programação do evento inclui apresentações da hoje septuagenária Keely Smith e de Louis Prima Jr., cantor e trompetista como seu pai, além de tributos com músicos locais. Sem falar no pôster comemorativo com a imagem de Prima, que foi pintado especialmente para o evento pelo veterano cantor Tony Bennett.

Finalmente, outra pérola do repertório de Prima, que mostra como ele sabia utilizar sua origem siciliana para divertir a platéia. Com direito à citação da lírica "O Sole Mio" na introdução, "Oh Marie" inclui um impagável duelo do cantor com o sax de tenor de Sam Butera, em inglês macarrônico. Para aqueles que acham o jazz moderno excessivamente sério ou abstrato, os improvisos de Prima e seus parceiros podem ser uma alternativa dançante e descontraída para se aproximar desse universo musical.







0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB