Jazz na Casa do Núcleo: músicos radicados em Nova York tocam em São Paulo

|


Se você gosta de jazz e música instrumental brasileira, vive na cidade de São Paulo e ainda desconhece a programação da Casa do Núcleo, anote em sua agenda. Três talentosos jazzistas brasileiros –-o baterista Rogério Boccato, o pianista Hélio Alves e o guitarrista Fabio Gouveia–- vão se apresentar com alguns convidados especiais, durante este mês, no simpático espaço cultural criado e dirigido há dois anos pelo pianista Benjamim Taubkin, no bairro de Vila Madalena.

Essa breve série de shows começa nesta sexta (5/7), às 21h, com a apresentação de Rogério Boccato (na foto acima). Antes de se mudar para Nova York, em 2005, esse baterista e educador integrou a Orquestra Jazz Sinfônica, com a qual acompanhou diversos astros da MPB e da música instrumental, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.

Nos últimos anos, além de lecionar em conceituadas instituições norte-americanas, como a Manhattan School of Music e a Universidade de Hartford, Rogério tem participado de grupos e projetos comandados por alguns dos melhores jazzistas da cena nova-iorquina, como John Patitucci, Danilo Perez, Ben Allison e Edward Simon, entre outros.

 
Acompanhado por parceiros paulistanos -–Sidnei Borgani (trombone), Rodrigo Ursaia (saxofone), Fernando Correa (guitarra), Mário Andreotti (contrabaixo) e Vinicius Barros (percussão)–-, Rogério promete exibir composições próprias e arranjos de clássicos da música brasileira.

Também radicado em Nova York, o pianista Hélio Alves (na foto à esquerda) já vive nos EUA há quase três décadas. Seu currículo reflete bem suas ligações com a música brasileira e o jazz: entre os músicos com os quais já gravou e tocou destacam-se Oscar Castro-Neves, Cláudio Roditi, Airto Moreira, Joyce, Joe Henderson e Paquito D’Rivera.


No show da próxima quinta (11/7), Hélio vai apresentar composições próprias e standards do jazz e da MPB, ao lado de Edu Ribeiro (bateria) e Paulo Paulelli (contrabaixo). Vai contar também com um convidado especial: o guitarrista e violonista Chico Pinheiro, outro músico de prestígio nos círculos do jazz e da música popular brasileira. 


Já no dia 15/7, o guitarrista e compositor Fábio Gouveia (na foto à direita), conhecido integrante do trio instrumental Curupira, lançará seu segundo álbum solo (“So Close, So Far”), com show na Casa do Núcleo. Acompanhado por Rogério Boccato (bateria e percussão), Felipe Brisola (baixo) e Anne Boccato (vocal), ele vai tocar composições próprias, além de temas de medalhões da música brasileira, Nelson Cavaquinho e Villa-Lobos.

Fábio também anuncia uma participação especial em seu show: o pianista Jean Michel Pilc. Quem teve a sorte de ouvir esse brilhante jazzista francês radicado em Nova York, na edição de 2002 do Chivas Jazz Festival, aqui em São Paulo, certamente não vai querer perder essa nova chance. Como a capacidade da Casa do Núcleo é de apenas 80 lugares, se você pretende assistir a esses shows precisa garantir logo seus ingressos.

Mais informações no site da Casa do Núcleo

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB