42º New Orleans & Jazz Heritage Festival: uma retrospectiva ilustrada da edição de 2011

|

                                                                                                                                   Fotos: Carlos Calado
Artista do ano - Com prestígio em alta, depois de algumas aparições na série de TV "Tremé" (HBO), na qual também interpreta o tema musical de abertura, o cantor John Boutté participou de um disputado tributo a Mahalia Jackson, na Tenda Gospel. Recém-eleito "entertainer do ano", pelo jornal musical "Gambit", Boutté está nos planos da próxima edição do Bourbon Street Fest, agendado para agosto, em São Paulo.


Na platéia - Nome já confirmado para a 9ª edição do Bourbon Street Fest (em agosto, em São Paulo), o trombonista e arranjador Delphayo Marsalis, membro de uma das famílias musicais mais famosas de New Orleans, surpreendeu a platéia da Tenda de Jazz. Desceu do palco com sua banda e desfilou pela tenda, para a alegria dos fãs.




Mestre das lentes - Um dos grandes fotógrafos que se dedicaram a registrar imagens dos músicos de jazz, o norte-americano Herman Leonard (1923-2010) foi homenageado com uma singela exposição, na tenda principal do Fairgrounds, o hipódromo de New Orleans, onde é realizado o Jazz Fest.



Revelação do clarinete - A nova-iorquina Anat Cohen voltou a mostrar seu talento ao clarinete e ao sax soprano, tocando em duas tendas: a de jazz moderno e a de jazz tradicional. Nos bastidores, acompanhando a afilhada musical, estava George Wein, 85, o lendário produtor dos primeiros festivais de jazz.


Tenda gospel - Frequentada por platéias bem menores durante os primeiros anos pós-Katrina, a Tenda Gospel voltou a reunir grandes multidões em alguns concertos. Um deles foi o tributo a Sherman Washington (vocalista do Zion Harmonizers, o grupo vocal gospel mais antigo de New Orleans), que morreu neste ano. Na foto acima, Brazella Briscoe, novo líder do grupo, que vem ao Brasil em junho para o BMW Jazz Festival.  



Tradição carnavalesca - Sempre presente na programação de qualquer edição do New Orleans Jazz & Heritage Festival, os tradicionais índios do Mardi Gras, o carnaval local, estavam bem representados pelo Big Chief Monk Boudreaux (na foto acima) e sua banda Golden Eagles.


Nos clubes - O Jazz Fest de New Orleans não se limita às sete tardes de programação ao ar livre, no hipódromo da cidade. Durante os dois finais de semana e nas noites de segunda a quarta-feira, os clubes da cidade oferecem grandes atrações locais, como a banda do cantor e guitarrista Walter "Wolfman" Washington, mestre do soul, do blues e do funk, que abarrotou de fãs o alternativo DBA, na Frenchman Street, versão mais descolada da turística Bourbon Street.

                                                                                                                                    
Noivado no palco - Só mesmo num festival descontraído, como o de New Orleans, poderia acontecer uma cena tão inusitada. O trompetista Christian Scott (que se apresenta neste fim de semana, no festival Jazz na Fábrica, no Sesc Pompéia, em São Paulo) chamou a namorada Isadora ao palco, no meio de seu show, ajoelhou e a pediu em casamento. A platéia sorriu e aplaudiu bastante o tímido casal.


Jazz a rigor - Lá fora o sol estava escaldante, mas o The Golden Striker Trio, formado por Ron Carter (contrabaixo), Russell Malone (guitarra) e Mulgrew Miller (piano), entrou no palco da Tenda de Jazz vestido a rigor. Os três tocaram temas próprios e standards, em arranjos suaves e elegantes. Enquanto isso, nos palcos ao ar livre a garotada curtia o rock e o pop de Robert Plant, The Avett Brothers e Wyclef Jean.


MPB à New Orleans - O nome de Ivan Lins chegou a ser incluído, no início do ano, quando o elenco desta edição do Jazz Fest foi anunciado, mas acabou desaparecendo da programação. Mesmo assim, como em anos anteriores, a MPB esteve presente no repertório da ótima cantora Leah Chase, uma discípula local de Sarah Vaughan, que costuma interpretar canções de Ivan Lins e Tom Jobim.

 

Enhanced by Zemanta

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB