Paula Morelenbaum e João Donato: uma voz doce para 12 canções sedutoras

|


Quem acompanha a carreira de Paula Morelenbaum já deve ter notado a coerência de seu repertório. Depois de cantar por uma década com Tom Jobim, de interpretar canções de Vinicius de Moraes e sambas do período pré-bossa nova, ela chega a João Donato com a maior propriedade. Para produzir e gravar o álbum “Água” (lançamento Biscoito Fino), escolheu 12 canções desse original pioneiro da bossa, que também a acompanha ao piano e nos vocais.

Além da voz doce e das interpretações sensíveis de Paula, logo chama atenção a riqueza e a diversidade dos arranjos de Jaques Morelenbaum (“Flor de Maracujá”), Donatinho (“Café com Pão”), Marcos “Kusca” Cunha (“A Rã”), Leo Gandelman e Alex Moreira (“Lugar Comum”), Beto Villares (“Ahiê”) ou BossaCucaNova (“E Muito Mais”), que combinam instrumentação acústica e eletrônica.


A cantora ainda se deu ao luxo de resgatar a dançante “Entre Amigos”, obscura parceria de Donato com o percussionista cubano Mongo Santamaria, que agora recebeu versos em português e espanhol. Um disco tão sedutor quanto a voz de Paula ou as melodias de Donato. 

(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 29/10/2010)

 

2 comentários:

Jazzseen disse...

Prezado Carlos,

Quanta surpresa encontrar meu blog Jazzseen entre suas sugestões de sites. Muito obrigado!

Possuo seus excelentes livros publicados pela Perspectiva, O jazz como espetáculo e Jazz ao vivo. Desde a década de 1990 acompanho seu trabalho, sobretudo no que diz respeito ao jazz, meu estilo predileto de música popular.

Tomei a liberdade de colocar seu site entre os links da seção 'Amigos' de meu blog. Caso haja algum inconveniente, entre em contato com johnlestervix@hotmail.com

Parabéns pelo site, que eu já conhecia.

Grande abraço, JL.

Carlos Calado disse...

Caro John,

Por que essa surpresa? Seu blog é ótimo e você sabe disso, não?

Bom saber que você já leu algumas coisas que escrevi sobre o jazz. E obrigado por incluir meu blog entre suas sugestões.

Abração,
CC

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB