Nublu Jazz Festival 2016: evento volta ao Sesc com suas fusões contemporâneas

|


Já aprovado pela plateia de São Paulo, o Nublu Jazz Festival vai realizar sua sexta edição, de 17 a 19/3. Como no ano passado, o evento ocupará o palco da comedoria do Sesc Pompeia, na zona oeste da capital, e o ginásio do Sesc São José dos Campos, no interior paulista, simultaneamente.

Se você ainda não acompanhou alguma das disputadas edições anteriores, vale o aviso: não vá esperando ouvir bebop, swing, muito menos algum estilo tradicional desse gênero calcado na improvisação. O foco musical do Nublu Jazz é essencialmente contemporâneo.

Criado pelo produtor e saxofonista Ilhan Ersahin, sueco de origem turca que comanda o clube Nublu, na área do Lower East Side, em Nova York, esse festival encara o rótulo “jazz” de maneira bem aberta. O que não deixa de ser algo natural, já que em mais de um século de evolução o jazz tem absorvido influências dos mais diversos gêneros musicais: da soul music à bossa nova, da música eletrônica ao hip hop, do funk ao afropop.

Na capital paulistana, o 6º Nublu Jazz começa na quinta-feira (17/3) com duas atrações. Comandada pelo multi-instrumentista e compositor Jason Swinscoe, a banda inglesa The Cinematic Orchestra (na foto abaixo) combina improvisos instrumentais com recursos eletrônicos. É o veículo ideal para as trilhas sonoras que seu líder já compôs para diversos filmes. Já o trio paulistano Baoba Stereo Club toca um repertório próprio e eclético, que vai do rock ao minimalismo, passando pelo jazz e por incursões experimentais.  



Na sexta, os garotos do BadBadNotGood (trio canadense que virou quarteto no início do ano; confira o video abaixo) exibem sua música instrumental com influências do jazz, do hip hop e da música eletrônica. Essa noite também destaca o grupo do baterista nova-iorquino Marcus Gilmore (na foto acima), a atração do elenco mais próxima do universo jazzístico. Em seu currículo ele já acumula parcerias com grandes nomes da cena atual, como Vijay Iyer, Kenny Garrett e Cassandra Wilson.

Finalmente, no sábado, o evento traz a veterana dupla jamaicana Sly & Robbie, expoente do dub e do reggae, que terá a seu lado o trompetista norueguês Nils Petter Molvaer. A noite inclui também a banda Praia Futuro, formada no ano passado pelo próprio Ilham Ersahim, produtor do festival, com músicos das bandas Nação Zumbi e Cidadão Instigado.

As mesmas atrações estarão no Sesc São José dos Campos em diferentes combinações: Marcus Gilmore e Praia Futuro (dia 17/3); Sly & Robbie com Nils Petter Molvaer e Baobá Stereo Club (18/3); The Cinematic Orchestra e BadBadNotGood (19/3).

Outras informações no site do Sesc São Paulo


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB