Dona Ivone Lara: um tributo à pioneira compositora por astros do samba e da MPB

|


Sambista e compositora pioneira, em um universo dominado pelos homens, Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a frequentar a tradicional ala de compositores da escola Império Serrano, cinquenta anos atrás. Numa época em que a presença feminina nas escolas de samba era ainda restrita às panelas da cozinha ou aos coros, Dona Ivone foi parceira de Silas de Oliveira e Bacalhau, na autoria do belo samba-enredo “Os Cinco Bailes da História do Rio”, no carnaval de 1965.

Hoje, aos 94 anos, considerada por muitos a principal figura feminina na história do samba, a carioca do bairro de Botafogo é também a primeira mulher homenageada pelo projeto “Sambabook” (lançamento do selo Musickeria), que veicula sua obra em dois CDs, DVD, blu-ray, um especial de TV e um livro biográfico assinado pelo jornalista Lucas Nóbile, entre outras mídias.

Os dois CDs somam um total de 26 faixas. Trazem os sucessos e sambas menos conhecidos de Dona Ivone, nas vozes de astros da MPB e do samba, como Maria Bethânia (“Sonho Meu”), Martinho da Vila (“Andei pra Curimá”) e Caetano Veloso (“Alguém me Avisou”). Não faltam também intérpretes da nova geração do gênero, como a baiana Mariene de Castro (“Sorriso de Criança”) e a mineira Aline Calixto (“Não Chora, Neném”).

O tom reverente das interpretações e arranjos é compreensível, num tributo como esse. A opção por utilizar a mesma banda e o mesmo coro para acompanhar todos os cantores garante a uniformidade das gravações. Mesmo assim, algumas interpretações se destacam, como o emotivo duo da cantora portuguesa Carminho com o bandolinista Hamilton de Holanda (em “Nasci pra Sonhar e Cantar”) ou a festiva performance do Jongo da Serrinha (“Axé de Ianga”).

Com as mesmas faixas dos CDs, o DVD inclui um extenso “making of” das gravações, que reúne depoimentos dos intérpretes e da própria Dona Ivone. “Jamais pensei que, antes de morrer, tivesse essa alegria”, diz a homenageada, abrindo um sorriso. 


(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", edição de 26/9/2015)






0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB