Soul & Blues: CDs de Stevie Wonder e Marvin Gaye abrem a nova Coleção Folha

|


Stevie Wonder e Marvin Gaye, dois dos maiores intérpretes e compositores da música negra norte-americana, inauguram a Coleção Folha Soul & Blues, que chega às bancas de jornais e livrarias de vários Estados do país, neste final de semana. O formato é o mesmo de outras coleções anteriores que venho editando para a “Folha de S. Paulo” desde 2007: um livreto comenta a vida e a obra do artista em questão, trazendo um CD com algumas de suas gravações mais significativas.  

A série continua nas próximas semanas, com mais 28 grandes artistas da soul music e de diversos estilos do blues: James Brown, Ike & Tina Turner, Jackson Five, Diana Ross & The Supremes, Curtis Mayfield, Otis Redding, Gladys Knight & The Pips, B.B. King, Muddy Waters, Buddy Guy, Howlin’ Wolf, John Lee Hooker, Robert Cray, Robert Johnson e Koko Taylor, entre outros. As gravações pertencem aos catálogos de conceituados selos e gravadoras especializadas nesses gêneros musicais, como a Motown e a Stax (líderes no segmento da soul music), a Chess e a Alligator (expoentes na área do blues).

 
Para realizar essa missão em poucos meses, contei com a colaboração de Roberto Muggiati, Lauro Lisboa Garcia, Helton Ribeiro e Mauro Ferreira, experientes colegas especializados em música, que assinam vários volumes da coleção. Também foi um prazer poder trabalhar mais uma vez com a criativa dupla Erika Tani Azuma e Rodrigo Disperati, responsáveis pelo projeto gráfico e pela diagramação. Desta vez contamos com sangue novo na equipe: Eduardo Kobra, que assina as chamativas capas da coleção.

Esse é um projeto que, de alguma maneira, eu já planejava realizar há bastante tempo. Comecei a ouvir soul music e blues no início da adolescência, ainda na década de 1960, e até hoje aprecio muito esses gêneros musicais. Aliás, aproveito para deixar aqui uma espécie de dedicatória afetiva a um amigo daquela época: José Renato Reis, que despertou minha atenção para as mensagens e inovações sonoras da soul music.


Para comprar a coleção acesse este link: folha.com.br/souleblues 
  

3 comentários:

Unknown disse...

Queria parabenizá-lo pela fantástica coleção! Li, ouvi os 04 primeiros CD´s / Livros, fiquei apaixonado por todos! Não vejo a hora de chegar os próximos na banca (que é claro, já reservei com meu jornaleiro). Iniciativas como esta ajudam a cultura e conhecimento musical, para muitos que muitas vezes como eu, não tem tanto acesso a o que é de fato melhor em matéria de música! Parabéns, você é um grande colaborador da boa música!

marcelo bmc disse...

Só coisas boas eu ouvido a respeito desta coleção! Parabéns, Carlos! Sou apreciador do estilo e já mantenho um blog há 8 anos. É claro que não se compara à qualidade do seu mas se puder, faça uma visita, quem sabe possamos trocar algumas "figurinhas". Forte abraço!!

marcelo bmc disse...

www.cobranegra.com.br

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB