Gravadora Kuarup: mais um pacote de CDs com preciosidades fora de catálogo

|


Descontinuada em 2009, depois de investir por três décadas em um catálogo musical de alta qualidade (choro, samba, ritmos do Nordeste, até música caipira), a gravadora Kuarup voltou a distribuir suas gravações no mercado em 2011.

Seu novo pacote de reedições é precioso, especialmente para fãs da música instrumental. “Raphael Rabello & Dino 7 Cordas” (1991) reúne dois expoentes do violão brasileiro, em criativas releituras de choros e sambas de João Pernambuco, Pixinguinha e Garoto, entre outros. Repertório semelhante ao que Baden Powell, outro gigante desse instrumento, dedilha com garra, em “Ao Vivo no Rio Jazz Club” (1990).

Mestre da sanfona, o paraibano Sivuca reencontrou, em 2004, as cordas do Quinteto Uirapuru. Com lirismo e sensibilidade, toca suas parcerias com Glória Gadelha, além de homenagear Astor Piazzolla e Tom Jobim.

Gravado em 1978, em São Paulo, “Cartola ao Vivo” registra o último show do sambista carioca. Ao lado do Regional do Evandro, ele revisita, com a voz ainda em boa forma, alguns de seus sambas mais populares, como “Acontece” e “O Mundo É um Moinho”.


Em “Cida Moreyra Canta Chico Buarque” (1993), a intérprete paulista empresta sua bagagem teatral a 18 canções e sambas do compositor carioca, como “Gota d’Água” e “Geni e o Zepelin”, com arranjos de Gil Reyes.

Finalmente, em “Viola Caipira” (2002), o violeiro mineiro Chico Lobo interpreta modas e toadas de sua autoria. Também rende homenagens às suas influências, abrindo espaço para grupos regionais de catira e folias de reis. Pérolas da diversidade brasileira.

Resenha publicada originalmente no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 22/2/2014

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB