New Orleans Jazz Fest 2014: veteranos do rock entram no elenco para atrair plateias maiores

|


Eric Clapton, Bruce Springsteen, Santana, Robert Plant, John Fogerty, Phish, Johnny Winter, Boz Scaggs, Alabama Shakes, Arcade Fire, Avett Brothers, Vampire Incident. Qualquer festival de rock e música pop gostaria de exibir ao menos alguns desses nomes em sua programação, mas todos eles estarão na 45ª edição do New Orleans Jazz & Heritage Festival – de 25 de abril a 4 de maio, em New Orleans, a capital cultural da Louisiana (EUA).

A cada ano que passa esse festival – um dos maiores do mundo no gênero, com mais de 400 atrações musicais exibidas em 12 palcos – parece abrir mais espaço para a música pop e o rock. Sim, mas não se trata de um processo de descaracterização. Eclético em sua essência, o Jazz Fest (como é conhecido pela população local) recorre a veteranos figurões e bandas alternativas do rock e do pop para atrair mais público, mas continua exibindo um precioso  panorama de diversos gêneros musicais de ascendência negra.

No elenco anunciado hoje, no site do Jazz Fest, destacam-se atrações jazzísticas, como os cantores Al Jarreau, Gregory Porter, René Marie e Rachelle Ferrell, o pianista Chick Corea, o organista Dr. Lonnie Smith e o saxofonista Pharoah Sanders. Também há veteranos e revelações mais recentes do soul, do funk e do R&B, como os cantores Bobby Womack, Chaka Khan, Charles Bradley (na foto abaixo), Charlie Wilson, Frankie Beverly e sua banda Maze. 


Como em anos anteriores, a diversidade da programação vai da salsa do panamenho Rubén Blades ao rap da banda Public Enemy, do blues rural e urbano de Keb’ Mo’ ao folk de “Sugarman” Rodriguez, do country de Lyle Lovett ao pop (dispensável) da cantora Christina Aguilera.

Como já aconteceu na edição de 2000, o Brasil será homenageado neste ano. No Pavilhão de Trocas Culturais, será erguida a tenda Casa do Brasil, para shows de música e dança, exibições de artesanato e degustação de pratos da culinária de rua brasileira. Entre os músicos convidados estarão o cantor Mauricio Tizumba e seu grupo Tambor Mineiro (de Minas Gerais), o Afoxé Omô Nilê Oguniá (Pernambuco), a banda Baiana System (Bahia), o flautista João do Pife (de Caruaru, Pernambuco), além do cantor e violonista gaúcho Riccardo Crespo e grupo Sol Brasil, entre outros artistas radicados na cidade.


Mas o que torna o New Orleans Jazz Fest único no mundo, todos os anos, é a participação de centenas de músicos locais de diversos gêneros e estilos, que não devem nada aos astros mais conhecidos de outras regiões do país: Trombone Shorty, Irma Thomas, Aaron Neville, Branford Marsalis, Terence Blanchard, Allen Toussaint, Walter “Wolfman” Washington (na foto à esq.), John Boutté, Irvin Mayfield, Leah Chase, Kermitt Ruffins, George Porter, Tab Benoit, Davel Crawford, Henry Butler, Nicholas Payton e Dr. Michael White, além de bandas como Preservation Hall Jazz Band, Astral Project, Galactic, The Radiators, Dirty Dozen Brass Band e Hombres Calientes, para citar apenas alguns. Sem eles, o New Orleans Jazz Fest jamais seria o que é.
 
Outras informações sobre a programação e o elenco, venda antecipada de ingressos, hospedagem na cidade e outros detalhes você encontra no site oficial do New Orleans
Jazz Fest.

E abaixo uma animação com as atrações do Jazz Fest 2014:
 

2 comentários:

Pedrita disse...

sonho em ver esse evento. beijos, pedrita

Carlos Calado disse...

Tem que ir mesmo, Pedrita!

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB