Mestres Navegantes: projeto mapeia reisados, cocos e emboladas do Cariri, no Ceará

|


As viagens etnográficas que o folclorista e escritor modernista Mário de Andrade realizou pelo Norte e Nordeste do país, na década de 1920, continuam inspirando iniciativas de mapeamento musical. Três anos depois de registrar manifestações de música popular da região do Vale do Paraíba, no projeto “Mestres Navegantes - São Luiz do Paraitinga”, o músico e pesquisador Betão Aguiar começa a exibir o resultado de outras viagens.

Com dez CDs que reúnem reisados, cocos, incelenças, repentes, emboladas, cordéis, bandas de pifes e outras manifestações da cultura popular da região do Cariri, no Ceará, a caixa “Mestres Navegantes - Edição Cariri” é o primeiro produto de um projeto mais amplo, que inclui a disponibilização de documentários, programas de rádio e fotos, no portal da Natura Musical (www.naturamusical.com.br).

Distribuídos para escolas públicas, ONGs e centros de pesquisa de cultura popular (além de uma cota de 300 discos doada a cada um dos 53 grupos participantes, quase todos gravados pela primeira vez), os CDs não são vendidos, mas suas faixas podem ser baixadas gratuitamente, no portal. Graças à tecnologia digital, que permitiu realizar registros de alta qualidade sonora “in loco”, sem precisar enfurnar os músicos em estúdios, as gravações soam mais envolventes e fiéis à ambiência original dessas manifestações. 

Incluídas no CD “Terreiro Cariri”, as gravações dos Bacamarteiros da Paz, de Juazeiro do Norte, estão entre as mais inusitadas. Inspirado no episódio do retorno dos soldados da Guerra do Paraguai (1865), o grupo se apresenta com roupas de cangaceiros, empunhando as pesadas armas de fogo da época, também usadas como instrumentos. Em meio à dança, os sons da zabumba, das caixas e pífanos se misturam com os tiros de pólvora seca dos bacamartes. Se a moda pega... 

Fotos de Samuel Macedo/Divulgação
                                                         (Texto publicado do "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 28/9/2013)
                                                                              

2 comentários:

Pedrita disse...

deve ser incrível. ontem vi uma apresentação do madeira de vento, muito bacana. beijos, pedrita

Carlos Calado disse...

Pois é , Pedrita, uma das ótimas sacadas desse projeto é disponibilizar pela internet, não só os mini-documentários com os grupos musicais que focalizou, mas também os discos, que podem ser baixados de graça. Como essas manifestações musicais não entram na programação nas rádios e TVs, a internet é um ótimo veículo para exibir essas músicas ao mundo. Beijo!

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB