Entre os anos de 1979 e 1984, o multi-instrumentista norte-americano Jack DeJohnnette comandou um grupo de jazz que fazia jus a seu nome. O primeiro álbum do quarteto Special Edition chamava atenção de cara, tanto pela formação incomum (com o baixista e violoncelista Peter Warren e os saxofonistas David Murray e Arthur Blythe), como pela inventividade dos temas do líder e dos arranjos das faixas “India” e “Central Park West” (de John Coltrane).
Nos três álbuns seguintes, também incluídos nesta caixa do selo alemão ECM (importada pela Borandá), DeJonnette fez mudanças na formação do grupo, que acabou virando quinteto, com a chegada dos saxofonistas Chico Freeman e John Purcell e do baixista Rufus Reid, entre outros, mas o espírito foi mantido. Uma caixa preciosa, com quase três horas de um jazz contemporâneo e muito vivo, longe de soar datado.
(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 31/8/2013)
Jack DeJohnnette: caixa revê a obra do baterista com seu grupo Special Edition
Marcadores: arthur blythe, chico freeman, david murray, jack dejohnnette, jazz, john puercell, peter warren, rufus reid | author: Carlos CaladoPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário