Mônica Salmaso: a elegante simplicidade de um retrato musical em preto e branco

|


É raro ver a música brasileira ser tratada com tanta elegância, criatividade e admiração, como neste registro do show “Alma Lírica Brasileira” (edição do selo Biscoito Fino e do Canal Brasil), com a cantora Mônica Salmaso, o saxofonista Teco Cardoso e o pianista Nelson Ayres. Na verdade, o termo registro é até limitado para denominar o que resulta da interação desse trio de excelentes músicos com as câmeras do cineasta Walter Carvalho.

Se o show de Mônica, Teco e Nelson já era uma inventiva conversa musical, calcada em pérolas da canção brasileira (de Villa-Lobos a Adoniran Barbosa), a abordagem de Carvalho realçou mais ainda a beleza das canções e dos improvisos do trio, ao optar pela estética do preto-e-branco com sutis intervenções visuais. Seu olhar sensível também ilumina o breve perfil biográfico e pessoal que traça de Mônica, misturando depoimentos e cenas de bastidores da filmagem.

Tomara que este precioso DVD inspire outros cineastas a dialogar mais com a música brasileira, tão maltratada nos últimos anos pelas rádios e TVs. 

(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos e Filmes", em 23/2/2013)



0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB