Delia Fischer: pianista e cantora revisita fase MPB de Egberto Gismonti

|


Referência para várias gerações de instrumentistas brasileiros desde a década de 1970, Egberto Gismonti recebe mais uma homenagem. Em “Saudações Egberto” (distribuído pelo Núcleo Contemporâneo), a pianista e cantora carioca Delia Fischer interpreta com criatividade 13 canções e temas do compositor e multi-instrumentista fluminense.

“A escolha do repertório se deu afetivamente”, assume Delia, num texto do encarte. Canções dos primeiros álbuns de Gismonti, como “O Sonho”, “Pr’um Samba” e “Água e Vinho”, características da época em que ele flertava com a MPB, ressurgem com novos timbres e os vocais corretos da pianista. Até o tema instrumental “Lôro”, um dos mais populares do autor, ganhou versos assinados por Eugenio Dale.


Já ao recriar a lírica “Palhaço”, a pianista vai mais fundo, ressaltando no arranjo com cordas e sopros a essência circense do tema. Outro arranjo inventivo é o de “Frevo”, com percussão bem pernambucana e timbres de cordas. Delia reverencia o mestre, sem deixar de imprimir sua personalidade nessas releituras. 

(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos e Filmes", edição de 28/7/2012)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB