41º New Orleans Jazz & Heritage Festival: uma cidade festiva com a auto-estima em ascensão

|

Quase cinco anos após a tragédia provocada pelo furacão Katrina, a cidade de Nova Orleans parece ter dado sua definitiva volta por cima. A produção do 41º Jazz & Heritage Festival, encerrado neste domingo, não divulgou o número de espectadores, mas as multidões vistas nos sete dias de shows indicam que o evento voltou a atrair mais de 500 mil pessoas.

Apesar da previsão de chuvas para o último final de semana, o tempo colaborou. Como se tivesse sido programado, o temporal que caiu anteontem sobre a cidade só começou minutos após o encerramento dos shows de Neville Brothers, B.B. King, Maze, Wayne Shorter e Radiators, atrações finais do domingo.

A ausência de Aretha Franklin, que já havia cancelado seu show no ano passado, não chegou a prejudicar o evento. Ao anunciar a banda Earth, Wind & Fire (na foto acima) para substituí-la, o produtor Quint Davis evitou mencionar o novo “forfait” da cantora, mas aproveitou a ocasião para fazer um comentário que excitou a platéia: “Podem tentar nos afogar, podem jogar óleo sobre nós, mas a alma dessa cidade continua viva em sua música”.

Ver músicos locais, como o cantor John Boutté, o trompetista Kermit Ruffins ou o trombonista Troy “Trombone Shorty” Andrews, serem aplaudidos com a mesma euforia dedicada aos astros internacionais, indica que a auto-estima da cidade está em franca ascensão graças à repercussão da série de TV “Tremé”, produção do canal HBO que aborda o período pós-Katrina.

Um exemplo desse momento especial vivido por Nova Orleans e seus músicos é o trompetista Christian Scott, 27, que tocou no sábado como solista da banda do veterano baixista Marcus Miller. Ao recriar faixas do álbum “Tutu” (que Miller gravou com Miles Davis, em 1986), Scott foi tão aplaudido quanto o líder, demonstrando personalidade nos improvisos. Talento que a platéia paulista também poderá conferir no próximo dia 19, já que Scott vai abrir a terceira edição do festival Bridgestone Music.

Outras atrações do festival de Nova Orleans poderão ser apreciadas pelos paulistas em breve. Presente no evento, como faz há mais de duas décadas, o produtor Edgard Radesca já confirmou à Folha os nomes de Trombone Shorty, do pianista Jon Cleary e do acordeonista Terrance Simien, no elenco da próxima edição do Bourbon Street Fest, agendado para agosto.

Texto publicado parcialmente na "Folha de S. Paulo" em 4/05/2010

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB