Fernando Salem: um mergulho no universo do samba com humor afiado

|


A trajetória do músico paulista Fernando Salem é tão incomum quanto sua obra. Nos anos 80 e 90, ele exercitou diversos gêneros musicais com as bandas Xoro Roxo, Clínica e Vexame – hoje compõe trilhas sonoras e escreve roteiros para cinema, TV e publicidade. Seu primeiro álbum solo, “Disco” (2000), chamou atenção pelo humor afiado e letras repletas de achados.

Só dez anos depois Salem lança outro álbum e não deixa por menos: em “Rugas na Pele do Samba” (selo Vidal), toca todos os instrumentos e assina a produção, os arranjos e 11 das 13 faixas. Nesse projeto, ele mergulha no universo do samba com o mesmo humor ácido, contando com participações de Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Paulo Miklos.


Talvez sua irreverência, assim como os efeitos sonoros e citações sampleadas presentes em faixas como a roqueira “Sambadiferente” ou a rapeada “Mudei de Musa”, não agradem os fãs mais conservadores do samba. Os que deixarem os preconceitos musicais de lado podem se divertir ou mesmo se surpreender com as inteligentes sacadas de Salem.

(texto publicado no "Guia da Folha de Livros, Discos e Filmes", em 24/09/2010)  

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB