Violas e violeiros: dois festivais gratuitos para deleitar os fãs da música caipira

|

                               O trio Viola Perfumosa, com Lui Coimbra, Ceumar e Paulo Freire (esq. para dir.)  

Dois festivais quase simultâneos – em transmissões online e gratuitas – vão permitir que os apreciadores da chamada música caipira possam se deliciar com modas de viola, serestas, cantilenas e apresentações de alguns dos maiores expoentes da viola caipira, durante três semanas.

Hoje (5/4), às 21h, estreia o Festival Violas de Bem Querer - Música Caipira de Câmara, que oferece sete concertos. Quem abre a programação é a dupla Lívia Nestrovski (voz) e Fred Ferreira (guitarra), com um recital de serenatas. Amanhã (6/4), no mesmo horário, o violeiro Neymar Dias e o acordeonista Toninho Ferragutti tocam clássicos do gênero, no concerto “Festa Na Roça”.

A série continua com as apresentações do Trio Conversa Ribeira (7/4), do sexteto do acordeonista Thadeu Romano (8/4) e do trio do cantor e pianista Breno Ruiz (9/4). No dia 10/4, o trio Viola Perfumosa – formado por Ceumar (voz e violão), Lui Coimbra (voz e violoncelo) e Paulo Freire (viola caipira) – homenageia a cantora Inezita Barroso. Finalmente, no dia 11/4, às 16h, o mesmo Paulo Freire conta causos para o público infantil, no show “Medo Pequeno”.

Já no dia 9/4 (sexta), às 20h, começa o Violeiros do Brasil, festival gratuito e online, que vai reunir 14 violeiros em sete apresentações. Em todas as noites desse evento, um violeiro de destaque fará seu show, terminando a apresentação em duo com outro violeiro. A direção musical desse projeto é de Myriam Taubkin.

Na noite de estreia, Tavinho Moura terá como convidado Fabrício Conde. Dia 10/4, Passoca recebe Neymar Dias. Já em 11/4, Pereira da Viola fará um duo com Ricardo Vignini. Além dos repertórios musicais dos violeiros, as apresentações também incluem causos sobre as canções e as trajetórias pessoais desses músicos.

Na segunda semana do evento, Adelmo Arcoverde recebe Laís de Assis (em 17/4) e Paulo Freire vai tocar em duo com João Paulo Amaral (18/4). Finalmente, Ivan Vilela terá Bruno Sanches como convidado (24/4) e o mestre Roberto Corrêa vai receber Cacai Nunes (25/4).

“Violeiros do Brasil é um olhar sobre o instrumento. Cada artista convidado possui uma característica importante no cenário da viola brasileira”, explica Myriam Taubkin. “De Nordeste a Sudeste do Brasil, nas regiões onde o instrumento faz parte do cotidiano, os tocadores mostram a diversidade, a força, as tradições e a modernidade da viola dentro da nossa música”.

FESTIVAL VIOLAS DE BEM QUERER: sempre às 21h (exceto em 11/4, às 16h), no canal Rubra Rosa Cultural do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCXow7nLC5exQyjIFLSKxZ8g

VIOLEIROS DO BRASIL FESTIVAL ONLINE: sempre às 20h, neste link:
https://www.youtube.com/taubkinmy


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB