Fernando Barba: criador do grupo Barbatuques narra em livro sua trajetória musical

|

                                                                             Fernando Barba, criador do grupo Barbatuques

Admiro o trabalho musical e pedagógico de Fernando Barba há quase duas décadas. Em 2002, tive o prazer de selecionar o Barbatuques, grupo de percussão corporal criado e liderado por ele, para se apresentar no Prata da Casa, um projeto do Sesc Pompeia dedicado a apoiar novos talentos musicais, do qual fui curador durante dois anos e meio.

Já naquela época, a criatividade do Barbatuques se destacava entre os grupos e artistas participantes. Não foi à toa que, nos anos seguintes, o grupo percorreu o Brasil e desenvolveu uma brilhante carreira que segue até hoje, com turnês no exterior e aparições em eventos internacionais, como o encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016.



Como muitos colegas e fãs de Barba, em abril de 2017, fiquei surpreso e preocupado ao saber que ele teria de enfrentar uma cirurgia urgente, após ser diagnosticado com um tumor no cérebro. Durante o processo de recuperação das sequelas que enfrenta até hoje, Barba decidiu compartilhar suas memórias e experiências musicais. 

No livro “A Vida Começava Lá - Uma História de Repercussão Corporal” (Stacchini Editorial), que escreveu em parceria com Renata Ferraz Torres, sua irmã, Barba relembra com sinceridade e riqueza de detalhes sua ligação com a música corporal, assim como sua essencial participação na trajetória do grupo Barbatuques.

O lançamento será neste domingo (24/11), das 14h às 17h, na Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, zona oeste de São Paulo). Claro que não vou perder essa oportunidade de dar um abraço no querido Barba.





0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB