Caribbean Sea Jazz: festival de Aruba mistura black music e ritmos caribenhos

|

No cenário internacional, não são poucos os festivais de jazz que incluem artistas de blues, soul music, funk e R&B, em seus programas. Nada mais natural, portanto, que um festival como o Caribbean Sea Jazz, realizado anualmente na simpática ilha de Aruba, acrescente também ritmos caribenhos, como a salsa, o merengue ou o calipso, em sua diversificada receita musical.

Herdeiro do Aruba Jazz & Ritmo Festival (que tive o prazer de cobrir algumas vezes, para a "Folha de S. Paulo", durante a década de 1990), o Caribbean Sea Jazz vai realizar sua 9ª edição nos dias 25 e 26 deste mês de setembro. Com três palcos simultâneos, que vão exibir um total de 16 atrações, o evento combina astros internacionais com talentos musicais da região. 

 
Entre os destaques do programa deste ano estão o trompetista norte-americano Roy Hargrove (na foto ao lado) e a cantora italiana Roberta Gambarini (foto abaixo), nomes de ponta na cena atual do jazz. Os dois são parceiros há mais de uma década e, aliás, tinham shows agendados em dois dos maiores festivais brasileiros desse gênero: o Jazz na Fábrica (em São Paulo) e o Rio das Ostras Jazz & Blues (no litoral fluminense), dias atrás. Infelizmente, um problema de saúde com Hargrove resultou no cancelamento desses shows no Brasil.

Outra atração do festival de Aruba, que certamente estará entre as mais disputadas, é o show “Earth Wind & Fire Experience” – os clássicos sucessos dessa banda, expoente da black music dos anos 1970, são revisitados pelos Al McKay All Stars (foto no alto da página). Detalhe: não se trata de uma mera banda cover, já que o guitarrista Al McKay e o trompetista Michael Harris fizeram parte das formações da EW&F.


Já o guitarrista e compositor Mike Stern -- dono um currículo que inclui parcerias com Miles Davis, Michael Brecker e Marcus Miller, entre outros figurões do gênero -- é adepto do chamado jazz de fusão. Costuma surpreender aqueles que ainda não conhecem seus vertiginosos improvisos, com intensidade típica do rock.  Entre os músicos locais destaca-se o saxofonista arubenho Delbert Bernabela, que mistura jazz, ritmos caribenhos e música pop em seu repertório, assim como o veterano trompetista Franklin Granadillo, que vai comandar uma recém-formada orquestra de jazz.

O programa do festival inclui ainda o colombiano Grupo Niche, conceituada banda de salsa com 35 anos de estrada. Radicada na Colômbia, a trompetista holandesa Maité Hontelé também toca salsa e outros ritmos do Caribe. Já a saxofonista norte-americana Jessy J (não confundir com a cantora britânica Jessie J) é descendente de mexicanos e se dedica ao chamado smooth jazz, estilo com forte influência da música pop.


Mais informações no site do festival: www.caribbeanseajazz.com


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB