Joyce Moreno: cantora e compositora faz tributo às belezas do Rio

|


Lançado na Europa pelo selo Far Out, em 2011, este álbum da cantora e compositora carioca Joyce Moreno ganha enfim uma edição nacional (lançamento Biscoito Fino), aparentemente estimulada pela comemoração dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Difícil entender que uma declaração de amor ao Rio precise de uma efeméride para poder ser apreciada no Brasil. Com a elegância de sempre, acompanhando-se ao violão, Joyce resgata nesse disco canções que louvam as belezas do Rio, como “Valsa de Uma Cidade” (Ismael Netto e Antônio Maria), o hino “Cidade Maravilhosa” (André Filho) e a doce “Rio Meu”, sua primeira composição. Por outro lado, relembra “Vela no Breu”, samba de Paulinho da Viola e Sergio da Natureza, que descreve um personagem carioca distante dos clichês da abastada zona sul.

Saboroso também é o contraponto entre Rio e São Paulo, na justaposição dos clássicos sambas “Com que Roupa” (Noel Rosa) e “As Mariposa” (Adoniran Barbosa). Quem precisa de um pomposo aniversário para se deliciar com essas canções? 

(Resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 25/04/2015)


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB