Bourbon Festival Paraty: Richard Bona exibe seu ecletismo musical em São Paulo

|

                                   Richard Bona, no Bourbon Festival Paraty - Photo by Carlos Calado

Uma das melhores atrações do 3º Bourbon Festival Paraty, no último fim de semana, desembarca em São Paulo. O baixista e cantor Richard Bona se apresenta hoje, às 22h30, no Bourbon Street Music Club.

O talento e a versatilidade desse músico nascido em Camarões (África), que já viveu na França e hoje mora nos EUA, renderam-lhe parcerias com grandes nomes do jazz, como Herbie Hancock, Chick Corea e Joe Zawinul.

“Música é sempre uma troca. As pessoas com as quais você toca ensinam algo a você, mas também aprendem”, disse ele à "Folha de S. Paulo", em Paraty, onde exibiu uma dançante seleção de composições próprias calcadas em gêneros afro-americanos, como o funk, o soul e a salsa.

Na apresentação de hoje também deve entrar ao menos uma das faixas de “The Ten Shades of Blues”, seu último álbum. Nele, Bona sugere que a origem do blues não estaria apenas na África, mas em qualquer lugar onde exista um ser humano.

“Quando escuto Djavan ou Gilberto Gil, penso que o blues está em todo lugar, no mundo todo. O blues é um sentimento, uma forma de expressão”, ele argumenta. E o qual seria o sentido do jazz para Richard Bona? “Para mim, jazz significa liberdade. É tocar algo, num momento, que eu jamais vou repetir”, diz o baixista e compositor.

(Texto publicado na "Folha de S. Paulo", em 21/6/2011) 

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB