Áurea Martins: a melancolia do samba-canção por uma diva da noite carioca

|


Pérola negra quase escondida por meio século na noite carioca, a cantora Áurea Martins, 70, vê enfim sua voz preciosa ser mais reconhecida. Em “De Ponta Cabeça” (lançamento Biscoito Fino), quarto álbum de sua carreira, ela interpreta 14 canções do letrista Hermínio Bello de Carvalho com vários parceiros.

Profunda conhecedora da dor de cotovelo que caracteriza o samba-canção, Áurea destila emoção ao abordar temas pungentes, como os de “Judiarias” (de Hermínio com Vital Lima), “Quando o Amor Acaba” (com Moacyr Luz) ou “Cobras e Lagartos” (com Sueli Costa), sem jamais perder a elegância. 

E mesmo que outras faixas também tragam histórias de desilusões amorosas, os arranjos de Lucas Porto reforçam certa variedade rítmica, seja na abolerada “Acho Que É Você” (de Hermínio e Paulo Vak) ou em sambas mais gingados, como “Sete Dias” (outra com Luz) e “Pressentimento” (com Elton Medeiros).

Está longe de ser um disco de samba para se dançar ou festejar, mas quem pediria isso, em sã consciência, a essa diva da melancolia?

(resenha publicada no Guia Folha - Livros, Discos e Filmes, em 25/2/2011)

 
 

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB