Jazz Collection: Dexter Gordon, McCoy Tyner e outros jazzistas em imagens de VHS

|


Quem já ingressou na era do vídeo em alta definição pode estranhar a sofrível qualidade de imagem desta série de DVDs, mais próxima do arcaico padrão VHS. Mesmo assim, o elenco incluído no primeiro pacote da série Jazz Collection (lançamento Wet Music) merece ser apreciado por fãs desse gênero musical.

O DVD “Meeting of the Spirits” registra o histórico encontro de três virtuoses do violão: o inglês John McLaughlin, o espanhol Paco de Lucia e o norte-americano Larry Coryell, em turnê pela Europa, em 1980. A flamenca “Entre Dos Aguas” (DeLucia) e o samba canção “Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá) destacam-se entre os cinco temas que esse trio, cultuado na época, interpretou com muita testosterona, velocidade e profusão de notas.


“Cool Summer” reúne aparições dos grupos do saxofonista Dexter Gordon e do pianista McCoy Tyner, ao ar livre, no Harvest Jazz Festival (em Saratoga, na Califórnia), também nos anos 80, época em que ambos se apresentaram pela primeira vez no Brasil. Em sua bem humorada composição “Cheese Cake” e na clássica balada “Skylark”, Gordon confirma ser, literalmente, um gigante do bebop. Contando com participação especial do vibrafonista Bobby Hutcherson, em faixas como “Habana Sol” e “The Seeker”, Tyner mostra como conseguiu encontrar novas formas para a hipnótica e vigorosa música que desenvolveu com John Coltrane, na década de 60.

Finalmente, é difícil entender porque o DVD “Jazz Legends” reúne trechos de apresentações de músicos de gerações e estilos tão diversos como o pianista Les McCann, o violonista Charlie Byrd, o saxofonista Arnett Cobb e o cantor e tecladista Ben Sidran. Parece mais uma colcha de retalhos, mas ainda assim se trata de uma compilação de músicos com obras consistentes. Vale conferir.

(resenha publicada parcialmente no “Guia da Folha – Livros, Discos e Filmes”, em 27/08/2010).

     
Enhanced by Zemanta

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB